2013/09/23

Peachy Printer - uma Impressora 3D por $100 dólares


Para que a chamada "revolução das impressoras 3D" aconteça é necessário que tenham um preço acessível a todos. Nos últimos anos temos assistido a inúmeros projectos que vão empurrando o patamar dos preços para níveis cada vez mais baixos, primeiro baixando da barreira dos $1000 e mais recentemente aproximando-se dos $500. Mas... e se vos dissesse que agora é possível terem uma impressora 3D por apenas $100 - e que ainda por cima também pode funcionar como scanner 3D? Apresento-vos a Peachy Printer (que curiosamente está no Kickstarter e também no Indiegogo).

Como é possível criar uma impressora 3D por um valor tão baixo? É simples... removendo todos os componentes dispendiosos que encarecem as impressoras 3D. Esta impressora tem um tamanho super-compacto e utiliza o sistema de fotolitografia onde um laser vai endurecendo uma camada de resina.

Mas mesmo essas impressoras custam milhares de dólares, qual é o verdadeiro truque afinal? Quem já tiver brincado com um projector de imagens laser saberá. Em vez de eixos e motores de precisão com os respectivos controladores, esta Peachy Printer recorre à saída áudio do vosso computador para controlar os espelhos que direccionam o laser. Para ajustar o nível da resina, um simples reservatório que deixa cair gotas de água (que são contabilizadas usando a entrada do microfone do computador).

Para a função de scanner o mesmo varrimento laser que é usado para imprimir é usado para, em conjunto com uma câmara, captar o perfil tridimensional dos objectos a "copiar".

Inicialmente comecei por ver este projecto como sendo altamente improvável de ser real - mas depois de ver todas as explicações e as soluções encontradas pelo seu criador... fiquei convencido. Não me parece que esta Peachy seja das impressoras 3D mais práticas de utilizar - mas com um custo de apenas $100... mostra-nos que afinal o impossível se torna possível, quando há vontade para tal.

A seguir ao vídeo de apresentação têm outro que explica o princípio de funcionamento da Peachy.






Como funciona a Peachy Printer:

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)