2013/09/23

Bug no Twitter origina download de Torrents


Se durante a vossa navegação na web se depararem com o aviso de que sites de boa reputação estão a tentar enviar-vos um ficheiro torrent bastante suspeito, não estranhem. A culpa não é do vosso computador nem de nenhum vírus ou malware, mas sim do Twitter.

Os ficheiros em causa são uns tais de "widgets_tweet_button.html.torrent" ou "widgets-tweet_button.html.torrent".



Este download ocorre de forma algo aleatória em todo o tipo de sites que utilizem os widgets para se fazer "tweet" de artigos (e poderá ocorrer várias vezes seguidas, depois deixar de acontecer, depois voltar a acontecer) e, confesso, que me pregou um valente susto este fim-de-semana - só tendo ficado mais descansado quando outras pessoas confirmaram que também estavam a ter o mesmo problema.

Olhando mais atentamente, pode ver-se também que este ficheiro tem mesmo origem no Twitter (o que também ajudará a ficar mais sossegado - em oposição a ser um qualquer ficheiro vindo de uma origem desconhecida).

Só dei com um outro site a queixar-se deste problema, e que também comprovou que o conteúdo deste torrent é unicamente código HTML do widget, o que faz suspeitar que a sua origem possa ser unicamente um lapso do Twitter; mas não fica fora de hipótese tratar-se de uma tentativa de hacking... isso agora terá que ser o Twitter a esclarecer.

Portanto, se se depararem com estes downloads, não será necessário entrarem em pânico... pelo menos por agora. (Estão a imaginar o que seria um atacante conseguir injectar malware num widget como o do Twitter, Facebook, Google, etc. que seria replicado por milhões de sites e atingindo praticamente todos os utilizadores na internet? Ia ser bonito.)

10 comentários:

  1. Cruzes... é só um pedido de download de um ficheiro... que ainda por cima é apenas um torrent...
    Tanto pânico....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só podes estar a brincar... é irrelevante se é um torrent ou não, o chrome em default saca logo ou seja não é um pedido só. Imagina que era um virus ou algo do género, era bonito, milhões de pessoas acabaram de ser infectadas assim sem mais nem menos.

      Digo o Chrome mas há muito pessoal que tem isso automático em qualquer browser, tens de te lembrar que nem todos entendem como este "mundo" das informáticas funciona e que isso é um perigo.

      Eliminar
    2. Só seriam infectadas as pessoas que executassem o ficheiro voluntariamente. Claro que se as pessoas configurarem o browser para abrir ficheiros exe's automaticamente.. merecem ser infectadas.

      Eliminar
  2. Já tinha reparado mas como tenho isto a perguntar se quero sacar e não como o Chrome em default que faz logo download reparei logo e descobri o que se passava.

    ResponderEliminar
  3. A mim aconteceu-me e o Chrome sacou o ficheiro. Obviamente não o executei nem sequer fiquei alarmado.

    ResponderEliminar
  4. O mais curioso (e reconfortante) é que o primeiro dos muitos sites de tecnologia que visito diariamente a explicar esse bug foi o AadM. Obrigado pela explicação Carlos.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pela informação!
    AadM sempre muito à frente :)

    ResponderEliminar
  6. Ad block Plus & Ghostery are your best friends.

    Com estes 2 senhores não há cá tracking, interligações com redes sociais e ficheiros "marados" por bugs de terceiros. Recomendo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiquei "escaldado" com os memory leaks dos adblocks (ainda para mais quando no Chrome não têm acesso ao bloqueio "pré-download" - ou pelo menos, não o tinham na altura) e passei a recorrer simplesmente ao "click to play" nos plugins, que assim já me poupa as coisas que chateiam.

      Os olhos já filtram a pub com eficiência suficiente... :)

      Eliminar