2013/09/15

Porsche 918 Híbrido bate recorde do Nürburgring


Há quem olhe para os automóveis híbridos como uma raça esquisita, que tenta poupar combustível e reduzir a poluição recorrendo a uma solução complexa que combina motores de combustão com motores eléctricos. Para uns o essencial é reduzir os consumos... para outros... as preocupações são outras, como será o caso do Porsche 918 Spyder Híbrido que acaba de bater o recorde no famoso circuito de referência para avaliar as prestações dos carros desportivos: o Nordschleife em Nürburgring.



Este poupadinho híbrido conseguiu a proeza de completar o circuito em 6:57, eclipsando por completo o tempo do anterior recordista (o Dodge Viper ACR) que demorou mais 14 segundos no mesmo traçado.

O Porsche 918 é uma autêntica maravilha da engenharia, com um motor V8, dois motores eléctricos (um em cada eixo), eixo traseiro direccional, suspensão activa, e muito mais. Em modo puramente eléctrico tem uma autonomia de 30Km e uma velocidade máxima de 150Km/h; em modo híbrido pode atingir consumos de apenas 3l/100Km, com o computador a decidir quando liga e desliga o motor de combustão para a máxima eficiência e poupança. Depois temos dois modos híbridos: desportivo e racing; o desportivo utiliza os motores eléctricos para dar assistência ao motor de combustão; no modo racing, o motor V8 fica sempre ligado e os motores eléctricos também, para o máximo desempenho em todas as circunstâncias (e também o máximo divertimento... para quem puder comprar este "brinquedo", claro está!)


2 comentários:

  1. motor de combustão?!?!!? um porsche a gasóleo?!?!?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A gasolina também é combustível. E Porsches a Gasóleo já tens há algum tempo... (Porsche Cayenne?)

      Eliminar