2013/09/15

Nokia estava a testar Android nos Lumia


Não é segredo nenhum que muitos utilizadores gostariam de ver Nokias com sistema Android; é um facto facilmente comprovado em inúmeros sites e discussões, onde frequentemente se vê: "o que queria era um Lumia... mas com Android em vez de Windows Phone".  E aparentemente a Nokia estaria mesmo a considerar responder a esses pedidos e estava já em fase de testar Lumias com sistema Android, para possível lançamento em 2014.

Será algo que agora apenas fará parte das possibilidades de um universo alternativo, já que a compra da divisão dos smartphones pela Microsoft terá colocado um ponto final definitivo nessas experiências (e que também nos faz pensar se esta manobra não terá tido precisamente o intuito de forçar a compra pela MS - pois se a Nokia "abandonasse o barco" e lançasse smartphones Android, seria o reconhecimento público do falhanço da plataforma Windows Phone).

Agora, nunca saberemos se realmente poderíamos vir a ter Lumias Android - o que é pena, considerando que em muitos casos, seria uma aposta de sucesso "garantida" (têm dúvidas que um Lumia 1020 com Android se tornaria num êxito imediato?) Vamos esperar com curiosidade para ver os primeiros smartphones Nokia da era Microsoft, e ver se esta aquisição vai fazer com que os Lumia percam a sua identidade e adoptem um design "Surface" ou se continuarão a permanecer fieis ao estilo Nokia.


8 comentários:

  1. Também fiquei com a impressão de que a Microsoft se apressou a comprar a Nokia para evitar desenvolvimentos com o Android.

    Uma coisa é certa agora, não vamos mesmo ver telemóveis Nokia com Android

    ResponderEliminar
  2. Nokia com Android.... Sem dúvida que sim.
    Bom hardware, anos e anos de know how, muita gente fidelizada à marca por ter sido a melhor no passado a nível de software e robustez.

    Não percebo o que andou a Nokia a fazer tantos anos!

    Agora, tarde demais! Assinou o "canto do cisne" com a Microsoft.

    :(

    ResponderEliminar
  3. Uma coisa que eu adorava, sim, android num nokia lumia... tive um lumia 610 e despachei-o por causa de ser windows phone... nao gostei... Da nokia gosto, do sistema operativo nao.
    E se assim tivessemos android num nokia, era aquisiçao garantida

    ResponderEliminar
  4. Espero não ser apedrejado, mas a minha experiência com o Lumia 520 é sobejamente superior a que tive com qualquer Android de baixa ou média gama que já tive (e já tive 3). SO fluido, estável e amigável. Não tenho experiência em modelos de topo (920 ou 820), mas desconfio que a haverá similaridade. Tendo em conta que o Windows Phone "à sério" tem pouco mais que um ano, creio que há muito que evoluir.

    ResponderEliminar
  5. Por acaso gostaria de ter tido a oportunidade de experimentar um nokia com os android,mas a nokia tinha que traçar um caminho e uma vez que o symbian estava a perder capacidades de competir com a concorrência, a nokia adoptou o os da microsoft. Quer se goste ou não, o windowsphone 8 corre bem em equipamentos mais modestos . Já não se pode dizer o mesmo do android que tem desempenhos muito diferentes consoante o hardware.

    ResponderEliminar
  6. Agora no fim é que estava a testar o Android ? Não acredito lá muito.
    Parece uma manobra para branquear Stephen Elop: "Olhem, vocês dizem que eu era o Cavalo de Tróia da Microsoft na Nokia, mas eu estava a defender os interesses dos acionistas - assim que disse à Microsoft que nos íamos virar para o Android, eles apressaram-se logo a comprar por bom dinheiro".

    (Francamente não me parece que Stephen Elop venha a ser o novo CEO da Microsoft, mas pode acontecer).

    ResponderEliminar
  7. Sinceramente também não me parece, tenha havido ou não, experiências com o Android, acho perfeitamente normal, daí a retrocederem na táctica escolhida após se terem recusado totalmente em serem apenas mais uma marca que rodava Android e assim desistir da aliança com a Microsoft, não mesmo...

    Nessa vertente a Nokia fez bem em proteger a sua "Identidade", embora possa ter sido um tiro no escuro como se viu...

    Ainda assim o Windows Phone mais recente faz de facto maravilhas, mesmo com os Lumia de "baixo" custo.
    O tempo o dirá, mas é normal que um sistema tão irreverente leve o seu tempo a conquistar o mercado(à semelhança do tão criticado Windows 8 que afinal até é um espectáculo!...)

    Segundo os depoimentos que tenho lido, é objectivo da Microsoft manter todo o conhecimento/design da Nokia futuramente, havendo espaço para finalmente trabalharem a uma só voz, retirando daí o devido proveito e mais valias, assim como, o preço dos produtos mais competitivos.

    Ainda segundo parece a Microsoft manterá a marca Nokia nos "Acha", já os "Lumia" deverão perder a seu tempo o logótipo da Nokia nos próximos lançamentos, passando a designar-se tão só e somente "Lumias". :)

    Só estou curioso em relação ao que a Microsoft fará agora com as outras marcas, como a HTC que também comercializa Windows Phone´s. Será que teremos exclusividade no futuro, ou seja, sistema fechado?... Sinceramente, espero que não... :)

    ResponderEliminar