2013/07/11

Nokia apresenta Lumia 1020 com 41MP

A Nokia já revelou o muito aguardado Lumia 1020, o digno sucessor do Pureview 808 que estreou um sensor de 41MP (mas que foi traído por ser lançado com Symbian numa altura em que já era pouco apelativo face às plataformas mobile mais modernas). Agora, essa questão fica resolvida, com o Lumia 1020 a trazer também um sensor de 41MP, melhorado, e com o Windows Phone.

O Lumia 1020 pode tirar fotos com 38MP efectivos, e simultaneamente tirar fotos em resoluções mais reduzidas. Tem um novo sensor BSI, assistido por lentes de seis elementos, estabilização óptica de imagem melhorada, e flash de Xenon. A nível do processamento, temos o mesmo S4 dual-core a 1.5Ghz do Lumia 920 e 925, mas aqui com 2GB de RAM. O ecrã é um AMOLED de 4.5" (1280x768) ClearBlack com modo de alto brilho para melhor legibilidade sob luz solar. Mesmo não sendo um modelo muito compacto, interessa referir que mesmo assim a Nokia conseguiu fazer este Lumia 1020 mais leve (158g) e mais fino (10.4mm) que o Lumia 920.


Ter tal resolução disponível faz com que o zoom "digital" não perca qualidade, e mesmo durante a gravação de vídeo Full HD podemos fazer zoom até 4x (ou até 6x em 720p) sem receio de vermos "pixeis".



Para além das incríveis imagens que o 1020 consegue tirar com boa iluminação, também o desempenho em situações de baixa luminosidade promete deixar todos os restantes smartphones a "anos-luz" de distância.


E para que os compradores possam tirar total partido deste sensor, a Nokia disponibiliza a app Pro Camera que permite ter total controlo sobre todos os parâmetros da captura: focagem, exposição, ISO, velocidade do shutter, balanço de brancos, etc. Acompanhado da capa opcional com bateria extra (e encaixe para tripé), este Lumia 1020 poderá muito bem passar a ser a máquina fotográfica principal para muitos utilizadores.

Falta apenas saber qual será a data de lançamento no nosso país, e que preço chegará até nós.

[fotos via The Verge]

9 comentários:

  1. Daqui a 2 anos esta câmara cabe num telefone com 7mm de espessura.

    ResponderEliminar
  2. Seria perfeito ter sido lançado antes dos S4, LG Go Pro, ou HTC One... Dessa forma podersei-a considerar sem dúvida o melhor Smartphone do mercado, ainda assim, possuí uma arma imbatível que é essa potentosa camara sem igual!. Só é pena não ter o SD card e reprodutor FM à semelhança dos antecessores N8 e 808 Pure View, de resto tem tudo para agradar incluíndo o "mal amado" Windows OS!. Pessoalmente fiquei dúvidoso, aquando do aparecimento das primeiras, do design, mas diga-se que encaixa na perfeição. :) Será este o menino bonito que trará uma nova "aúrea" à nokia?. Será que o público prefere num smartfone, em deterimento da camara que este 1020 tráz, processadores de topo e ecrãs HD de 5'pol.?. Veremos o veredícto dentro de meses!. Parabéns à Nokia :)

    ResponderEliminar
  3. Uma foto de 41MP ocupará mais ou menos que tamanho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ver algumas no link que meti nas noticias de hoje:
      http://abertoatedemadrugada.com/2013/07/noticias-do-dia_12.html

      (Mas em média 10-12MB :)

      Eliminar
  4. Eu acho uma pena a Nokia ter alienado a versão de 64GB exclusivamente ao grupo Telefónica. :( ... Alguém o viu anúnciado com essa capacidade de 64GB em modo desbloqueado aqui para a Europa?. :)

    ResponderEliminar
  5. eu tenho este telemovel como forte opcao numa futura compra. Ja tive um iphone 4s que gostei bastante mas fiquei sem ele, e actualmente tenho o fantastico Oppo Find5. E como sou uma pessoa curiosa no que toca a gadgets, e nao sou faccioso em termos de marcas ou SO, vejo com bons olhos experimentar o ainda verde Windows. E a nokia sem duvida eh uma marca que sempre se deve ter em conta. Ao longo destes anos ja tive imensos nokias mas perdi a paciencia com o Symbian, tendo o N8 sido o meu ultimo nokia. Mas este muito provavelmente me vai levar de volta a nokia, ja que pra mim a camara eh sempre um dos factores mais importantes num telemovel.

    ResponderEliminar
  6. como tiro print no Nokia lumia 1020

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só apertar o botão do Windows + de Liga/Desliga, aí a imagem vai para uma pasta de "prints" na galeria de imagens..

      Eliminar