2013/09/05

Samsung Galaxy Note 3


Já sabem que não há falta de fartura na escolha de modelos da Samsung, e agora há mais um que junta à família: o novo Galaxy Note 3.



O Galaxy Note 3 surge como uma evolução do modelo anterior, agora com um ecrã Super AMOLED que cresce para as 5.7", um CPU quad-core a 2.3Ghz, 3GB de RAM, câmara de 13MP, e ainda assim consegue ser mais fino e leve (8.3mm e 168g). Numa altura em que alguns optam por apostar num design mais "limpo", a Samsung segue no caminho inverso e apresenta-nos um Note 3 com uma tampa traseira em plástico a imitar couro, de toque mais agradável, e onde não faltam sequer os "pontos das costuras".

Tal como nos Note anteriores, o destaque vai para a S Pen, que agora surge com funcionalidades melhoradas, nomeadamente com o Air Command, que surge assim que tiram a caneta do seu encaixe ou pairam a caneta sobre o ecrã. Este menu dá acesso a algumas funcionalidades interessantes, como:

  • Action Memo - permite escrever apontamentos que ficam ligados a acções: um número de telefone que podemos ligar clicando nele, moradas que surgem automaticamente no mapa, etc.
  • Scrapbook - permite recolher e organizar todo o tipo de conteúdos de múltiplas origens. Copiando pedaços de texto da web, etc.
  • Screen Write - permite escrever sobre o ecrã
  • S Finder - para facilmente encontrar os conteúdos que nos interessam, usando filtros e palavras-chave.
  • Pen Window - permite desenhar um quadrado no ecrã e lançar uma app nessa janela, que pode ser minimizada ao estilo "chat heads" estreada pelo Facebook. 

Mais uma vez fica demonstrado que a era das novidades a nível do "hardware melhorado" parecem ter chegado ao fim e que agora a aposta recai sobre a diferenciação e funcionalidades implementadas a nível do software. Nesse aspecto o Note 3 traz várias coisas engraçadas que poderão ajudar a moldar o futuro do Android (já sabemos que é inevitável que as boas soluções se "espalhem"). Mas por outro lado, poderá também servir como fragmentador, no sentido de fazer com que os Android da Samsung se distanciem cada vez mais dos Android "de série".

Para a maioria dos utilizadores... provavelmente será coisa que pouco interessará, estando mais preocupados em saber se o equipamento que compararam é capaz de dar resposta às suas necessidades.

O Note 3 vem com o Android 4.3 e será compatível com o Galaxy Gear - do que falaremos já a seguir...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)