2013/09/19

Sensor 3D para iPad no Kickstarter - um "Kinect" Mobile


O 3D poderá não ter cativado o mercado quando aplicado aos televisores, mas há muitas outras situações onde a captura de imagens em 3D é benéfica e altamente atractiva. Objectos como o Kinect tornaram-se um sucesso, e são apenas o prenúncio do que se poderá vir a ter no futuro quando esta tecnologia se espalhar a muitas mais áreas. É precisamente isso que este Structure Sensor que apareceu no Kickstarter quer fazer.



Existem milhares de projectos que "penduram" um Kinect num sistema para lhe dar a possibilidade de ver o mundo à sua volta em 3D. Este structure sensor pode ser visto como um Kinect mais compacto e concebido para ser utilizado com equipamentos mobile - neste caso um iPad.


Tal como com o Kinect, as possibilidades são imensas, mas será necessário que os developers abracem estas tecnologias e criem apps que delas tirem partido. Opções lógicas serão apps de captura e modelação de objectos em 3D que poderão facilmente ser replicados usando uma impressora 3D; ou apps de realidade aumentada que permitem uma maior integração com o ambiente real (sabendo quando é que algo virtual terá que ficar escondido por trás de algo real - lembram-se do Playroom que vem com as PS4?)

Esta "câmara 3D" não é propriamente barata ($349) mas há que lhes dar os parabéns por se arriscarem a trazer esta tecnologia para o mundo mobile.


O meu grande receio é sempre o mesmo: enquanto não surgir um standard universal para este tipo de equipamento iremos ter múltiplas empresas/developers, cada um a promover o seu próprio sistema e SDK, fazendo com que as apps de uns não funcionem com os sensores de outros, o que não irá ajudar a que esta tecnologia se popularize tão depressa quanto se desejaria. (Não posso deixar de criticar a MS por não ter aproveitado a oportunidade do Kinect para o tornar no "standard" para estas coisas - pelo menos no mundo dos PCs Windows, sendo que depois facilmente poderia migrar para as suas plataformas mobile. Tivessem eles lançado um Kinect para Windows a preço reduzido em vez de inflacionado em relação ao Kinect da Xbox, e teria sido muito fácil.)


1 comentário:

  1. Atenção que o sensor também vai funcionar em Android (via cabo OTG, desde que o aparelho suporte "USB Host Mode"), e estão prometidas drivers livres para Windows, Android, OS X, e Linux.
    Esta promessa é bastante importante, e dependendo do sucesso e qualidade desta plataforma, poder-se-á tornar no tal standard.

    ResponderEliminar