2013/09/12

Xeos 3D inova o conceito de impressora 3D


Por agora não passa de uma ideia por concretizar, mas esta impressora Xeos 3D mostra-nos como é possível inovar num segmento onde todas as propostas que têm surgido têm sido autênticos "clones" umas das outras. Não é fácil criar uma impressora 3D compacta quando, no mínimo, é necessário que ela se possa movimentar no volume máximo de impressão. Mas isso não impediu Stefan Reichert de fazer algo diferente.

Farto de lidar com impressoras que muitas pessoas teriam vergonha de colocar nas suas secretárias, Stefan decidiu criar uma impressora 3D de aspecto bem mais atractivo, com volume 65% inferior ao das impressoras 3D compactas da concorrência, e que não ficaria desenquadrada num gabinete de design ou arquitectura.

Para além do aspecto cuidado e de uma porta deslizante que dá fácil acesso à área de impressão, esta impressora tem outra característica que a separa das demais: em vez de recorrer ao tradicional sistema de duplo eixo que transporta a cabeça de impressão, utiliza um braço manipulador robótico.

É sem dúvida uma ideia interessante e com muito mais estilo, mas...


Voltando-se ao mundo real, por algum motivo os criadores das impressoras 3D recorrem aos sistemas mais convencionais. É que não é - nem barato - criar um braço robótico com a precisão necessária para o posicionamento correcto, repetidamente, milhares de vezes por impressão. As impressoras com eixos convencionais já têm problemas que cheguem em atingir a precisão necessária, quanto mais ter algo "desapoiado" como um braço robot. Mas, não é dizer que seja impossível. Temos braços robóticos de altíssima precisão que poderiam fazer isto e muito mais... o problema é que custam valores que não são compatíveis com a maioria dos clientes.


Esta Xeos tem no entanto outros detalhes que poderiam ser facilmente integrados em impressoras 3D sem grandes custos acrescidos; como um barra LED que serve como indicador do processo de impressão; e até uma pequena câmara interna que permite ver remotamente se está tudo como deveria (ideal para trabalhos demorados, onde poderia usar o vosso smartphone para ver como estava a ir a impressão de algo que ficou a imprimir no escritório, por exemplo.)

Vamos lá ver se algum dos fabricantes mais populares aproveita estas ideias...


XEOS 3D from Stefan R. on Vimeo.

1 comentário:

  1. A próxima reprap tambem será diferente do usual: http://reprap.org/wiki/RepRap_Morgan

    ResponderEliminar