2013/09/12

3-Sweep recria objectos 3D de fotos de forma espectacular


Os computadores são capazes de fazer coisas fantásticas; mas por vezes falham também nas coisas mais básicas que para nós são simples. O processamento de imagem é uma área onde os computadores ainda têm muito que evoluir... e projectos como este 3-Sweep mostram-nos o potencial do que poderá ser feito.

Não seria bom se um computador conseguisse inferir como é um objecto 3D a partir de uma única fotografia, tal como nós o fazemos? Com apenas uma pequena assistência manual, este 3-Sweep consegue fazer coisas de nos deixar ficar de queixo caído.

Dando alguma informação inicial e arrastando o rato sobre um elemento na imagem, o 3-Sweep é capaz de ir seguindo o contorno e criar um objecto 3D - e isto sem que o utilizador tenha necessidade de dominar os habitualmente complexos programas de modelação 3D. Mesmo não sendo perfeito para todos os casos (no vídeo poderão ver alguns dos casos que falham), vemos também muitos exemplos bem sucedidos que nem imaginaríamos ser possíveis.

Se a manipulação de imagens no Photoshop já faz com que não seja possível acreditar em tudo o que se vê; com sistemas como este, essa dúvida irá alargar-se ainda mais... pois facilmente se poderá rodar e reposicionar elementos numa fotografia de forma que vão para além do simples "copy-paste".

Vamos esperar por uma versão pública desta ferramenta... e nunca mais olharemos para uma foto da mesma maneira!

1 comentário:

  1. Ele existe em versão paga já?, procurei mas não encontrei...

    É de facto estupendo o que ele consegue fazer constatando pelo video... :)

    ResponderEliminar