2013/09/12

iOS7 vai popularizar "Beacons"?


Poderia pensar-se que a Apple aproveitaria a nova geração de iPhones para adicionar NFC aos seus equipamentos. Mas o iPhone 5S e 5C chegaram... e continuam sem NFC. Tudo parece indicar que a Apple aposta noutra solução para a comunicação de proximidade, uma solução mais versátil e mais disseminada: o Bluetooth, numa nova modalidade chamada de iBeacon.

Em vez depender de se passar o smartphone num leitor especial, estes "beacons" são pequenos módulos bluetooth de baixo custo que podem ser colocados em lojas, restaurantes, centros comerciais, etc. Sempre que se aproximarem deles (o que poderá significar um radio de várias dezenas de metros) poderão ter acesso a diversas funções: desde o pagamento de serviços à disponibilização de mapas de interior, sendo mais que provável que rapidamente surjam muitos outros casos que poderão dar uso a esta tecnologia.

Aliás, não terá sido por acaso que o PayPal apresentou recentemente o seu "Beacon" para pagamentos nas lojas, e que deverá ser lançado no próximo ano.

Sendo baseado em Bluetooth não haverá impedimentos técnicos para que outras plataformas não possam também tirar partido destes beacons - e parece-me uma forma bastante prática e simples das lojas se tornarem mais atractivas para clientes mais "tecnológicos"... embora hoje em dia se assista cada vez mais à democratização dos smarpthones mesmo pelos segmentos tradicionalmente menos tecnológicos, mas que lá se vão rendendo à conveniência de poderem ler os emails nos seus smartphones e tablets, aceder à net e redes sociais, ver as fotos partilhadas da família, etc.

4 comentários:

  1. Giro mas e os detectores que estão nos produtos?! Sou eu que os tiro? Como? Fora isso parece-me bem!

    ResponderEliminar
  2. Os 4cm para comunicação NFC são uma séria limitação.

    É verdade que são uma vantagem nos pagamentos - aproximando o meu smartphone do terminal tenho a certeza que faço o meu pagamento e não o da caixa registadora ao lado. A partir daí acabou-se, já não tem vantagem nenhuma e começam-se a ver as limitações.

    Relativamente ao baixo consumo de energia com o Bluetooth Low Energy (BLE) a vantagem também desapareceu. Por isso, o NFC...puff.

    ResponderEliminar
  3. Estou de acordo com a análise do nosso amigo Dos Passos. Nota-se que é uma pessoa atenta e bem informada.

    ResponderEliminar
  4. o Bluetooth já é usado à algum tempo em Centros Comerciais ou Lojas (ex. Fnac) em que enviam mensagens de boas-vidas e como é óbvio, de Publicidade…
    se o Bluetooth já existe ainda antes dos Smarphones, com relativa facilidade se consegue integrar estes "Beacons" numa grande diversidade de aparelhos…
    o NFC poderá ser uma tecnologia interessante mas, ainda não deter ter conseguido encontrar o caminho certo para o sucesso...

    ResponderEliminar