2013/10/22

Apple apresenta novos MacBook Pro e Mac Pro


A Apple já revelou as suas novas máquinas para este final de ano, e começamos pelos MacBook Pro e Mac Pro.



Os novos MB Pro passam a ser exclusivamente "Retina Display" e dar uso à nova geração de CPUs Haswell que permitiram aos MacBook Air dar um enorme salto na autonomia. A acompanhar, temos redução do tamanho, peso, e... preço. Os MacBook Pro começam agora nos $1299 para o modelo de 13" e $1999 para o modelo de 15". A autonomia passa para 9h e 8h respectivamente, passando a ter WiFi 802.11ac, e Thunderbolt 2 (só no de 15"). Os drives ópticos... desaparecem.



Quanto ao Mac Pro... é verdadeiramente uma máquina espantosa, mas faltará ver até que ponto é que os "profissionais" estão dispostos a investir numa máquina onde não terão grandes hipóteses de "mexer lá dentro". Algo que no entanto pode ser compensado pela utilização de periféricos externos, utilizando as 6 portas Thunderbolt 2.0.

Com um preço a começar nos $2999 com um Xeon quad-core a 3.7Ghz, 12GB de RAM, SSD de 256GB (com 1TB/s de transferência, ligado directamente ao PCIe) , e duas placas gráficas FirePro D300 com 2GB VRAM cada - não será pra todos, mas o preço é inferior ao que alguns imaginavam. Se o orçamento for ilimitado, podem ir até aos 64GB de RAM, SSD de 1TB, e gráficas com até 12GB VRAM.



Um aspecto que interessa realçar, o novo Mac Pro faz menos de metade do barulho do modelo actual - ficando ao nível de um Mac Mini - e tem também um consumo em idle de apenas 43W! Considerando que qualquer computador desktop com duas placas gráficas facilmente consome mais de 100W "parado"... mostra bem o esforço que a Apple tem feito neste aspecto - e que será algo a seguir pelos restantes fabricantes.

2 comentários:

  1. Viva

    Os "profissionais" que irão (ou gostariam, de) ter um Mac Pro querem potência para produzirem os seus vídeos/imagens com rapidez de processamento..., não mexem nas entranhas dos bichos... ;)
    (ok, eu sempre montei os meus PC's para vídeo, só a minha placa Matrox RT X100 custou-me 1500€, porque não havia máquinas com preços para prosumers...)

    ResponderEliminar
  2. Ai está um vídeo do unbox de um Mac Pro
    http://www.macrumors.com/2013/12/19/first-mac-pro-unboxing-video-revealed/

    ResponderEliminar