2013/10/22

Apple apresenta novo iPad Air e iPad mini Retina


Para além dos MacBooks a Apple também actualizou a sua gama de iPads, e diz que a diferença é tão significativa que até justifica a mudança de nome. Em vez de um novo "iPad", a Apple apresenta-nos um iPad Air.



Se os iPads já eram conhecidos por serem finos, este novo iPad Air leva isso ao extremo, reduzindo a espessura para 7.5mm, reduzindo igualmente as margens em redor do ecrã, e pesando menos de meio quilograma, apenas 469g - cerca de 30% menos que o iPad anterior.

O ecrã permanece o mesmo (9.7" 2048x1536) mas lá dentro encontramos o novo CPU A7 de 64bits estreado no iPhone 5S, a par do coprocessador M7, câmara de 5MP e frontal FaceTime HD, e pela primeira vez, tecnologia MIMO no WiFi (que no entanto ainda não é desta que adere ao 802.11ac e se fica pelo 802.11n). O iPad Air ficará disponível já a 1 de Novembro (incluindo Portugal), com preço a começar nos $499 para o modelo WiFi e $629 para o modelo LTE.

O iPad 2 continuará a ser vendido por $399... (servindo apenas mesmo para justificar a compra do iPad Air pela diferença de $100!)


Depois seguiu-se aquilo que era esperado... o novo iPad mini com ecrã retina:


Os 2048x1536 enfiados num ecrã de 7.9" serão certamente de luxo, mas não se pode dizer que sejam tão revolucionários como seriam há um ano atrás. (Afinal, modelos como o Nexus 7 já nos trazem 1920x1200 em 7"...) Tal como no iPad Air, aqui também vemos em uso o A7 de 64 bits, fazendo com que toda a nova linha iOS de 2013-2014 passe a ser de 64bits... tirando a excepção do iPhone 5C... mas esse é um iPhone "velho" reciclado como sendo novo, pelo que "não conta". :)

Se esperavam que o iPad mini retina mantivesse o preço do iPad mini anterior... más notícias. O iPad mini retina passa a ter um preço de $399, e talvez por isso mesmo a Apple tenha optado por manter em comercialização o iPad mini original, com preço reduzido para $299.


Se me parece que o iPad Air tem argumentos para atrair clientela, penso que a coisa será bem mais difícil para o iPad mini. É que uma coisa seria o iPad mini retina custar $299... mas $399, face a um Nexus 7 que pode ser vosso por apenas $229?... É injustificável.


A bola passa agora para o campo do Google, que em breve deverá mostrar-nos as evoluções que fez para o seu Nexus 10, e mesmo sendo difícil que possa competir a nível do design e "espessura reduzida" com o iPad Air, irá certamente ter muito a dizer quando for altura de olhar para o preço.

7 comentários:

  1. Posso estar enganado, mas ao renomear o iPad "normal" para iPad Air, penso que a Apple deixou caminho aberto para um iPad Pro de 12 polegadas.

    ResponderEliminar
  2. Posso estar enganado, mas ao renomear o iPad "normal" para iPad Air, penso que a Apple deixou caminho aberto para um iPad Pro de 12 polegadas.

    ResponderEliminar
  3. Eu pensei que o nome iPad Air implicasse em um case no estilo Surface, que converteria o tablet em um Mini MacBook Air. De qualquer forma a decisão já estava tomada e o iPad Air substituirá o meu "velhinho" iPad 1 que está prestes a completar 3 anos.
    Da mesma forma que o o iPhone 5c nunca foi apresentado pela Apple como um smartphone barato, o iPad Mini nunca foi colocado como um iPad barato e sim menor. Essa actualização veio fazer jus ao nome, hoje o Mini é um Air em ponto pequeno.
    Creio que as pessoas que compram os Nexus nunca comprariam um iPad (ou qualquer produto da Apple), portanto não é público perdido. Por melhor que seja em termos de construção o Nexus 7 continua sendo um tablet Android e por mais que doa aos fanboys os tablets Android ainda ficam a léguas do iPad.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Well. Eu tenho um ipad 1 e um nexus 7 e estou satisfeito com os 2. Claro que o ipad tá a chegar ao da linha e a sua substituição está para breve...
      O IPad é utilizado em casa (na altura da compra não havia concorrência) enquanto que o nexus é usado em trabalho. Também ele não tem ainda concorrência (preço/qualidade).

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Por mais que doa aos fanboys da Apple, existe muita gente que nem olha duas vezes para os iPad porque a qualidade dos tablets da linha Nexus é inquestionável e com preços imbatíveis.

      Eliminar
    4. Não coloco em causa a densidade de pixels do ecrã e o preço imbatível do Nexus, mas a qualidade do corpo não se compara ao alumínio do iPad, o formato 7,9 do Mini é bem mais agradável de utilizar e ainda há muito mais apps adaptadas ao formato tablet no iOS que no Android. Se nos smartphones é indiferente escolhermos Android ou iPhone, ficando o gosto pessoal ou o investimento na plataforma como fiel da balança, nos tablets ainda há uma clara vantagem do iPad sobre os tablets Android em termos de experiência do utilizador. E essa é uma opinião maioritária nos sites e blogs que falam de tecnologia.

      Eliminar