2013/10/12

Comentários anónimos em risco na Europa?


Um caso passado na Estónia poderá ter consequências que se alastrem ao resto da Europa. Um site noticioso foi considerado responsável pelos comentários anónimos difamatórios feitos a uma notícia. O caso chegou ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, que no entanto não deu a resposta que o site esperava, sendo condenado a pagar uma indemnização de €320 euros à empresa "atacada".

Isto poderá significar que a maioria dos sites deixe de aceitar comentários anónimos, uma vez que deixam de se poder proteger atrás do "disclaimer" de que os comentários são da exclusiva responsabilidade dos comentadores.

Olhando-se para o tipo de comentários que surgem em muitos sites noticiosos, não posso dizer que fique com pena dos "anónimos". (Embora não me pareça difícil que os anónimos mais "ferrenhos" criem identidades falsas com as quais possam continuar a dizer o que bem lhes apetecer sem que sejam facilmente identificados...)

Que acham desta decisão do Tribunal Europeu, fez bem em responsabilizar quem permite a publicação e divulgação de comentários anónimos de natureza difamatória, ou deveriam considerar que o site não tem responsabilidade pelos comentários que lá são colocados?

7 comentários:

  1. 320€... É provável que compense mais em continuar a permitir anónimos

    ResponderEliminar
  2. Parvalheira do tribunal nem sei como isto aconteceu, vamos todos fazer de conta que não foi o tribunal europeu!

    ResponderEliminar
  3. Parvalheira do tribunal nem sei como isto aconteceu, vamos todos fazer de conta que não foi o tribunal europeu!

    ResponderEliminar
  4. Uma possível consequência disto é que os sites começem a pedir que os utilizadores se registem, o que com serviços que permitem crier emails temporários não é problema para quem continuar a querer não ser fácilmente detectável.

    Outra possível é que os sites não permitam comentários sem moderação, embora dúvide que um site de notícias queira estar a pagar a alguém para ser moderador, devido ao volume de comentários que entram (teriam de ser pessoas a tempo inteiro).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O jornal Público acabou com os comentários anónimos e a moderação é feita pela comunidade de leitores do jornal.
      Pelo o que eu vejo (não vou lá muitas vezes), a coisa parece funcionar bem, pelo menos bem melhor que a restante concorrência.

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Não sou adepto de comentários anónimos.
    Lembrei-me do abertoatedemadrugada e penso desta forma: A responsabilidade do conteúdo dos comentários é minha, mas entendo que o Carlos Martins deve monitorizar opiniões ofensivas e difamatórias. Uma espécie de bom senso com pernas...( não leve a mal)

    ResponderEliminar