2013/10/07

Como funciona o Kinect da Xbox One

A Xbox One da Microsoft virá equipada com um Kinect de nova geração com capacidades muito melhoradas face ao Kinect original (que se tornou num dos produtos mais populares de todos os tempos). As suas capacidade de detecção 3D estão agora a cargo de uma câmara time of flight, como a que inicialmente suspeitei que fosse usada no Kinect original (mas que infelizmente não era o caso). Bem... mais vale tarde do que nunca.

Tal como um sensor ultrasónico é capaz de detectar a distância para um objecto emitindo ultra-sons e medindo o tempo que demoram a ser regressar depois de serem reflectidos por objectos (e o radar faz o mesmo usando ondas de rádio), um sensor time-of-flight é capaz de fazer isso usando luz, para cada pixel da imagem. Posto de foma simplista, imaginem dar um "flash" de luz, e depois medir o tempo que demora para que a luz reflectida atinja cada um dos pixeis individualmente.

No caso do Kinect não nos limitamos a ter isso, pois temos também informação visual HD, tando em imagem real como num novo sistema de iluminação IR que permite captar imagens mesmo em total escuridão; e com maior resolução e ângulo de visão. São mais de 6 milhões de pixeis que têm que ser processados a cada segundo, para criar uma representação virtual de um ou mais jogadores.

... Só nos falta saber quando é que a Xbox One chega às nossas lojas!



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)