2013/10/23

Google adiciona controlos parentais ao Chrome e ChromeOS



Por vezes há necessidade de impor regras na utilização da internet aos mais novos (ou mais velhos, dependendo dos casos). O Google quer facilitar essa tarefa com a inclusão de controlos parentais no seu Chrome e Chrome OS, para que um supervisor possa definir o que os utilizadores supervisionados podem ou não fazer.

Por enquanto disponível ainda como funcionalidade em fase beta, este modo de utilização supervisionado poderá ser gerido a partir do endereço chrome.com/manage no vosso Chrome, permitindo definir que as pesquisas devem ter o filtro SafeSearch activado, se há sites bloqueados/aprovados, e também ver o histórico dos sites visitados - ou que tentaram visitar e foram bloqueados.

Por um lado preocupa-me ver que o Chome começa a ter cada vez mais funcionalidades, que seriam adequadas a um ChromeOS mas não propriamente a um browser em si (por este andar, qualquer dia o próprio Chrome transforma-se num sistema operativo!)... mas por outro lado compreendo que esta seja uma funcionalidade que venha a ser bem útil para quem tiver sistemas utilizados por crianças e queira tomar algumas precauções quanto àquilo com que se poderão deparar na web.

Se já tiverem acesso a esta funcionalidade (que está em processo de distribuição ao longo desta semana), poderão criar utilizadores "supervisionados" na caixa de adicionar utilizadores no Chrome OS; ou através dos settings->users no Chrome para Windows, Mac e Linux.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)