2013/10/23

Xerografia faz 75 anos


A Xerox é uma empresa que já foi fundada há mais de cem anos, mas a invenção com a qual mais viria a ficar associada fez agora 75 anos. Foi a 22 de Outubro de 1938 que o mundo ficou a conhecer a primeira xerografia ("fotocópia") que veio revolucionar... as cópias.

Poderá ser complicado para nós imaginar um tempo em que a simples reprodução de uma página de texto ou imagens fosse uma tarefa complicada. Antes da xerografia ser criada os métodos de cópia resumiam-se basicamente a: cópias feitas com recurso a papel químico; ou a cópias que na realidade eram fotografias tiradas aos documentos, com todo o trabalho da revelação e posterior impressão.

Não admira portanto que este novo processo que veio permitir copiar as coisas em segundos, sem necessidade de recorrer a químicos, tenha mudado o mundo (e talvez tornar-se na primeira ferramenta de "pirataria" em larga escala... pois com a facilidade de copiar livros, já estão ver o "fim do mundo" que alguns prenunciariam, como é costume sempre que surge alguma qualquer nova tecnologia).

A primeira imagem fotocopiada consiste apenas numa data e local: 10-22-38 Astoria; tendo sido criada por Chester Carlson num quarto alugado num segundo andar em Queens, Nova Iorque. Como em muitos casos, a invenção surgiu da necessidade, Chester trabalhava como assistente num gabinete de patentes e por isso lidava frequentemente com a necessidade de ter cópias dos documentos. Os métodos existentes eram pouco satisfatórios e daí surgiu a ideia de inventar algo que simplificasse esse processo.

Ainda bem que foi bem sucedido, e durante muitas e longas décadas (e ainda hoje em dia), o seu invento continua a simplificar a vida a milhões de pessoas.


2 comentários:

  1. e ninguém queria comprar a sus invenção até que apareceu a xerox

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. afinal foi um pouco mais complicado já não me lembrava bem,

      http://en.wikipedia.org/wiki/Chester_Carlson

      Eliminar