2013/10/01

Google lança Web Designer para facilitar criação de publicidade em HTML5


A popularização dos equipamentos mobile foi o prenúncio do fim do Flash (primeiro no iOS, mas depois seguido também pelo Android). Se noutros tempos ter um anúncio animado ou com alguma interacção era sinónimo de ter que recorrer ao Flash, hoje em dia isso será algo que deixará de fora o cada vez mais numeroso e atractivo segmento mobile. Para ajudar o Google disponibiliza este Web Designer.

Esta ferramenta gratuita permite a qualquer pessoa criar anúncios em HTML5 usando um interface visual que será familiar para todos os que já trabalharam com produtos como o Flash. E no caso de terem dúvidas, o Google dá uma ajuda. Embora nada vos impeça de usar esta ferramenta para criarem widgets ou outros pedaços de HTML com animação (ou estáticos), é mais que evidente que o principal objectivo é facilitar a criação de anúncios em HTML.

Por mim, só fiquei um pouco desiludido por o Google não nos trazer esta ferramenta como uma web app que pudesse ser executada directamente no Chrome sem necessidade de instalações adicionais... mas parece que fica demonstrado que ainda não chegamos a tal ponto (e sem dúvida que seria caricato ter que recorrer ao flash para criar uma ferramenta na web destinada a criar anúncios em HTML destinados a evitar o recurso ao Flash.)

Ainda assim, sem dúvida que vale a pena espreitar, já que como podem ver nos diversos vídeos disponíveis, este Google Web Designer está bem potente.


[via Google+ e doubleclick blog]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)