2013/10/01

Novo Kinect entende duas pessoas a falar ao mesmo tempo


Já tínhamos visto projectos que faziam coisas incríveis como fazer o reconhecimento de voz de várias pessoas a falar em simultâneo - e a própria Microsoft tinha dado a entender que o Kinect original seria capaz de o fazer - mas só agora com o novo Kinect 2 e a Xbox One é que parece que isso passará a estar realmente disponível.

Nas apresentações em que vai revelando mais dados sobre a sua nova consola, a Microsoft confirmou que o novo Kinect será capaz de reconhecer duas pessoas a falarem simultaneamente, para além de ter resolução suficiente para detectar as suas bocas a mexerem-se mesmo numa sala sem iluminação. Confesso que não estou bem a ver as aplicações práticas de tal tecnologia, a não ser no caso de um jogador estar a jogar com um amigo que esteja constantemente a falar e que assim estaria impossibilitado de usar os comandos de voz. (Mas, talvez torne possível ter duas pessoas a fazer duas chamadas Skype independentes e a falarem ao mesmo tempo... se é que isso poderá ter algum interesse.)

Seja como for, o que interessa é que a tecnologia o permita... depois, certamente que haverá developers dispostos a tirar partido dela de mil e uma formas, tanto as que imaginamos como - mais interessante ainda - de formas que nem sequer imaginamos.

(Claro que para aqueles que já estavam preocupados com o Kinect poder estar a ver e ouvir tudo o que fizessem em suas casas, esta nova tecnologia virá mesmo a calhar para que a NSA possa escutar múltiplas pessoas a falarem ao mesmo tempo! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)