2013/10/31

Google revela Nexus 5 e Android 4.4 KitKat


Estava semi-prometido para o este mês, e mesmo fazendo muita gente desesperar quase até à última hora, o Google lá revelou - finalmente - o Nexus 5 e o Android 4.4 KitKat.

Actualização: como comprar um Nexus 5 em Portugal.

Quanto ao Nexus 5, já sabíamos praticamente tudo o que havia para saber. Ecrã de 4.95" Full HD (1920x1080), Snapdragon 800 a 2.3Ghz, 2GB de RAM, 16/32GB Flash, 4G/LTE, carregamento wireless, e Android 4.4. Isto num design "à G2", com margens reduzidas, espessura de 8.59mm e peso de 130g - e com preço de $349/$399.

As margens reduzidas fazem-se notar bem, pois relativamente ao Nexus 4 (133.9 x  68.7 x 9.1mm) o Nexus 5 pouco cresce (137.8 x 69.17 x 8.59mm), sendo também 9g mais leve. A câmara passa a ser de 8MP com estabilização óptica, o que deverá ajudar bastante numa área onde os Nexus nunca se destacaram, e a bateria de 2300mAh... vamos ver como se comportará em circunstâncias reais. Outro ponto positivo: o Nexus 5 está sempre à escuta para realizar os comandos por voz (tal como o Moto X).




Quanto ao Android 4.4 KitKat, o Google quer aproximar cada vez mais as apps da web e disponibiliza um novo conjunto de APIs que permitirá realizar cada vez mais serviços. Por exemplo, pesquisas de restaurantes poderão interligar-se directamente com apps apropriadas que tenham instaladas (para reservar uma mesa, por exemplo) e muito mais. Um detalhe interessante - e necessário - o Android 4.4 passa a utilizar a totalidade do ecrã, em vez de deixar a inestética barra preta dos botões on-screen. Só isso é suficiente para que o 4.4 pareça ter um aspecto completamente diferente e "mais leve". O Google também promete melhorias na auto-organização dos contactos, em função das pessoas com quem mais falam, e no caso de se receber uma chamada de alguém desconhecido, é capaz de pesquisar a web para ver se encontra o número e nos mostra o nome.

Depois há um sem número de melhoramentos, apps renovadas e refinamentos que irão fazer com que os utilizadores de Android fiquem cada vez mais satisfeitos com este sistema mobile. Isto... para aqueles que tiverem equipamentos que recebam esta actualização. Nesse aspecto também temos más notícias para quem tiver os mais velhinhos Galaxy Nexus, que saindo fora do prazo de 18 meses que o Google especificou para manter suporte oficial... O Galaxy Nexus não vai receber Android 4.4 - pelo menos não de forma oficial.

Bem... imagino que não vá haver falta de Nexus 4 no mercado a bom preço, para quem quiser actualizar-se com uma excelente máquina que corra o 4.4 e não queira investir na compra de um Nexus 5! :)

19 comentários:

  1. Boa noite. Agora que já saiu o Nexus, é possível saber se um dispositivo comprado nos EUA é compatível com a nossa rede 4g (Lte)?
    Já lhe tinha colocado esta questão mas antes da apresentação oficial das características.
    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o principio dos Nexus é que sejam internacionais (à excepção dos casmurros da Verizon, mas esses não vão receber nada desta vez)

      Eliminar
    2. Obrigado pela ajuda. Sendo assim vou mandar vir um dos states através de uma pessoa amiga.

      Eliminar
    3. Fernando, não me parece que um Nexus 5 dos EUA trabalhe cá em 4G.

      Segundo os specs, teremos duas versões:
      North America:
      GSM: 850/900/1800/1900 MHz
      CDMA: Band Class: 0/1/10
      WCDMA: Bands: 1/2/4/5/6/8/19
      LTE: Bands: 1/2/4/5/17/19/25/26/41

      Rest of World:
      GSM: 850/900/1800/1900 MHz
      WCDMA: Bands: 1/2/4/5/6/8
      LTE: Bands: 1/3/5/7/8/20

      O que interessa para nós é a versão internacional.

      Eliminar
    4. Mesmo assim na versão de 32gb poupamos cerca de 105€ (se converti bem) mandando vir dos EUA por pessoa conhecida. Penso que compensa a indisponibilidade do 4g. Pelo que me disse uma pessoa residente lá, a Playstore americana está a entregar após o dia 8.

      Eliminar
  2. E eu que pensei que o meu galaxy nexus ainda ia ganhar o 4.4..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tinha uma réstia de esperança, mas admito que era muito pouca.

      Se bem que não percebo o facto de a Google ter aprimorado as coisas para que o 4.4 correr num smartphone com 512MB de RAM e não fazer o port para o Galaxy Nexus.

      Seja como for, mal ele saia há quem no próprio dia trate de fazer o port não te preocupes! :)

      Eliminar
  3. Afinal, o update para nexus 4 ainda não se sabe não é?
    Espero que em Novembro já esteja disponível! Mal posso esperar por testar isso :P

    ResponderEliminar
  4. Já alguém tem alguma previsão de quando é que vai chegar as lojas portuguesas?

    ResponderEliminar
  5. já cheira a outro Fundo Gadgets

    ResponderEliminar
  6. Olá. Alguém pode ensinar como comprar na Europa através do Google Play !?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://abertoatedemadrugada.com/2013/11/como-comprar-um-nexus-5-em-portugal.html :)

      Eliminar
  7. Obviamente continua a não poder ser comprado em portugal correcto?

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Pois, não dá, enfim... a Google continua a cagar à grande para Portugal... mas o pessoal parece que gosta.

    ResponderEliminar
  10. Sem entrada para cartões SD???? Nem dado! É uma aberração. Parece coisa de atrasados mentais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Google já largou os cartões na geração anterior... qual a surpresa?

      Eliminar
    2. Tenho um nexus 4 com 16gb e não sinto qualquer falta de leitor de cartões SD. Tbem pensava o mesmo ate o ter e perceber que não é imperativo. Num mundo onde a cloud é o crescimento visível não faz grande diferença. Os iPhones sempre foram assim e nunca impediu de terem recordes de vendas no passado. O facto de maior parte das aplicações não poderem ser instaladas no cartão retira a sua importamcia . música? Videos? Uso radio online com o tunein e Netflix e crackle para o audiovisual. Não sinto qualquer falta de leitor de cartoes de memoria.

      Eliminar
  11. Como é que é possível pôr a versão 4.4 do Android naqueles telemóveis que têm 512MB de RAM?

    Obrigado

    ResponderEliminar