2013/10/29

Investigadores atingem 10Gbps usando LEDs em rede Li-Fi


Há investigadores que acreditam que o futuro das comunicações é bastante luminoso... literalmente. O Li-Fi pretende usar as lâmpadas LED como sistema de transmissão de dados, recorrendo a variações de luz de alta-frequência (imperceptíveis aos nossos olhos) para enviar dados . Para comprovar que este sistema poderá suportar todo o tipo de conteúdos, uma experiência conseguiu já superar os 10gigabits/s de velocidade.

Num mundo cada vez mais repleto de ondas de rádio e onde começa a ser difícil arranjar espectro livre para que as coisas funcionem devidamente (bastará uma visita a um qualquer bloco de apartamentos para verificar o quão congestionadas estão as redes WiFi), a comunicação por luz poderá ser uma solução bastante interessante.

Depois de recentemente se ter atingido o marco do 1Gbps neste tipo de tecnologia, estes investigadores conseguiram chegar aos 3.5Gbps... e recorreram a um truque para para superarem os 10Gbps. Uma vez que muitas lâmpadas LED brancas recorrem a micro LEDs RGB para gerar a cor branca, tiveram a ideia de usar cada cor para transmitir informação em simultâneo, permitindo triplicar a quantidade de informação e assim superar a marca dos 10Gbps.

Agora só falta saber quando é que a tecnologia Li-Fi começará a chegar a produtos comerciais... sendo que o melhor seria ser o mais cedo possível, o que poderia tornar-se também numa mais valia para todas as pessoas que têm adiado a transição da iluminação tradicional para a mais eficiente iluminação LED, e que assim poderia também fazer com que as confusões com redes WiFi em conflito, ou o recurso a repetidores para fazer o sinal chegar a toda a casa, pudesse tornar-se algo do passado.

2 comentários:

  1. Ei pah... sai da frente do candeeiro que me estás a interromper o download!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando muito baixava de 10GBps para 1 ou 2... com a luz reflectida nas paredes. :)

      Eliminar