2013/10/04

iPhone 5S vem com sensores descalibrados


Bem que gostava de não ter motivos que sustentassem a minha previsão de que este vai ser um "ano negro" para utilizadores dos iPhone 5S (e do iOS em geral) devido às muitas mudanças que foram feitas tanto a nível do software - com o iOS7 - como do hardware - novo CPU de 64bits, co-processador M7, etc. Mas infelizmente, não vão faltando provas que confirmam os meus receios. Agora descobriu-se que muitos iPhones 5S vêm com os sensores descalibrados.

Colocando-se um iPhone 5S lado a lado com um iPhone 5, temos a desagradável surpresa de ver que as medições dos acelerómetros, giroscópios e bússola apresentam bastantes discrepâncias, com o 5S a apresentar valores incorrectos.


É uma situação que já seria suficientemente grave considerando que se está a falar de um equipamento "topo de gama" pelo qual os clientes pagaram 700€ ou mais; mas que se torna ainda mais caricata depois da Apple ter salientando a existência do co-processador M7 dedicado ao processamento destes sensores, o que faria antever que tivesse sido dada uma atenção especial a este aspecto.

A única parte menos má de tudo isto é a de que muito provavelmente será algo que poderá ser corrigida por uma actualização de software (se um sensor está a dar um resultado desfasado "x" graus, facilmente se pode fazer a compensação/calibração para que passe a dar o valor correcto). Mas mesmo assim, é o tipo de coisa que me parece demonstrar um total desrespeito pelo cliente final, e uma falta de atenção e controlo de qualidade flagrante. Coisa que infelizmente parece estar a tornar-se cada vez mais frequente nas mais variadas marcas.

Até que a Apple reconheça e corrija este problema, não usem um iPhone 5S para nivelar seja o que for... e não estranhem se num jogo controlado pela orientação, o vosso veículo/boneco estiver sempre a "fugir" para um dos lados mesmo quando têm o iPhone perfeitamente nivelado.

... Parece que a Apple não se livra de ter novos casos em mãos a cada novo lançamento: do antenna-gate, ao scuff-gate, e agora a este... inclinómetro-gate?

7 comentários:

  1. O iPhone 5S vem com os sensores descalibrados, ou há alguns iphones 5S (certamente defeituosos) com sensores descalibrados?

    ResponderEliminar
  2. Não tive problemas com o meu...

    ResponderEliminar
  3. Não tive problemas com o meu...

    ResponderEliminar
  4. Parece que é alguns. Há quem tenha ido trocar o 5s por causa disso e o novo já não apresentava diferença.

    http://arstechnica.com/apple/2013/10/iphone-5s-users-reporting-problems-with-the-phones-motion-sensors/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas há também relatos de quem tenha ido trocar e recebido outro com problemas.
      Faltará agora saber se isto afecta 0.01%, 1%, ou 10 ou 50%.

      Eliminar
    2. E falta saber o real impacto do defeito.

      Eliminar
  5. O real impacto é : É UM ENORME DEFEITO PARA UM EQUIPAMENTO QUE CUSTA 700 € E QUE É APRESENTADO COMO SENDO UM SUPER APARELHO VINDO DO FUTURO MAIS PROPRIAMENTE 2035 D.C. PARA 2013 D.C.!!!!

    Qual a duvida em ver isso????

    Se fosse um android, um WP com tal defeito, eram aparelhos fracos , etc, etc... Tipo vindo da empresa de cupertino, ate se chega ao ponto de questionar o real impacto?????

    lol

    ResponderEliminar