2013/10/04

Chrome tem modo Incógnito com "asterisco" por culpa do iOS


Alguns utilizadores descobriram que ao utilizar o modo "incognito" no Chrome para iOS - um modo que supostamente mantém tudo o que se faz em segredo - as pesquisas que faziam passavam a ser sugeridas quando regressavam ao Google no modo normal. E como é costume, rapidamente vieram alertar o mundo para o sucedido... sem repararem que o próprio Google alerta para essa situação, ao ponto de ter um asterisco no modo pseudo-incógnito no Chrome para iOS.

Mas então o que se passa, será que o Google não sabe fazer um modo incognito no Chrome como deve ser?

[não são só os operadores a usar asteriscos nos ilimitados - o Google também os usa no Chrome para iOS]

Certamente saberá, como se poderá confirmar pelo funcionamento do Chrome noutras plataformas. O problema é que no iOS as apps estão bastante limitadas quanto ao que conseguem fazer - e ainda mais no caso dos browsers, que acabam por ser pouco mais que personalizações feitas sobre janelas do Safari mobile da Apple. O próprio Google explica o que se passa na sua página sobre o modo incógnito:
No Chrome para iOS, devido a limitações da plataforma, as páginas abertas em modo normal e modo incógnito* partilham o mesmo armazenamento local HTML5 usado para caches e para funcionalidades offline de webapps. Isto faz com que os mesmos sites possam aceder a estes dados independentemente do modo de navegação usado. As páginas visitadas no modo Incognito* manterão no entanto o histórico e os cookies de forma independente das outras páginas em modo normal, sendo estes dados eliminados assim que as páginas são fechadas.
Portanto fica explicado... o modo incognito do Chrome para iOS tem que levar com um asterisco por culpa das limitações do próprio iOS, que não deixa fazer melhor.

6 comentários:

  1. Há de chegar o dia em que os frigoríficos não tenham portas e nos atirem com a comida que eles acham que eu devo comer. Mal posso esperar.

    ResponderEliminar
  2. É estranho, porque há outros browsers que não o Chrome nem o Safari, baseados também no webkit, que têm modos incógnitos a 100%!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes dizer quais são esses browser? Nos que tenho testado, ou fazem a mesma coisa (partilhando os dados entre ambos os modos), ou simplesmente recusam-se sequer a permitir que sejam guardados dados - e impossibilitando que se faça sequer o login no Google.

      Eliminar
  3. É que os outros browsers são bem feitos e seus programadores não ficam perdendo tempo culpando o sistema por conta da incompetência deles mesmos.
    Fico imaginado se tem algum retardado que acredita nessa palhaçada do Google.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes indicar quais esses browsers bem feitos que são capazes de superar esta limitações do iOS? Assim testava e já se tirava a limpo.

      Eliminar