2013/10/19

Nvidia G-Sync - Monitores sincronizados com o framerate dos jogos


É curioso - e ao mesmo tempo assustador - ver quanta da tecnologia actual continua a ser influenciada por "tradições" que surgiram de imposições das tecnologias precedentes. Temos por exemplo o caso dos formatos de vídeo interlaçados (que finalmente parecem ter passado à história)... e também o próprio framerate fixo dos monitores. A Nvidia quer mudar isso e transformar a forma como vemos os jogos de computador nos monitores, com o seu novo G-Sync.



O problema dos jogos de vídeo actuais é que raramente as placas gráficas conseguem manter um framerate exactamente sincronizado com o que está a ser exibido pelo monitor. Mesmo um jogo que esteja a correr a 60fps poderá nas cenas de maior acção descer para os 40 ou 30fps, e essas discrepâncias fazem com que o jogo pareça pouco fluido no ecrã.

Muitos de vocês já terão passado pela opção v-sync nos menus de configuração dos jogos, essa opção faz com que as imagens só sejam enviadas para o monitor quando este está prestes a prestes a uma nova imagem; se desactivarem essa opção arriscam-se a ver o chamado "tearing" que é originado pelo desenhar de um novo frame a meio da apresentação do frame anterior. Ou seja, isto de mostrar imagens a uma frequência fixa (no monitor) tendo origem numa placa gráfica que as produz com frequência variável... é complicado!

O G-Sync é a solução da Nvidia para este problema. Trata-se de um módulo que é instalado nos monitores e que lhes permite passar a apresentar imagens a framerates variáveis, em sintonia com o que a placa gráfica é capaz de produzir.

As demonstrações disponíveis durante a apresentação deste produto parecem ter sido "revolucionários", com um monitor normal e outro com G-Sync, lado a lado, e onde perante as mesmas condições, um monitor apresentava imagens "saltitantes" e com quebras, e o monitor com G-Sync apresentava imagens sempre fluidas.

Sem dúvida que a Nvidia estará interessada em fazer com que a maioria dos fabricantes inclua esta tecnologia nos seus monitores - pelo menos nos modelos orientados para os gamers; e para 2014 irão chegar ao mercados monitores G-Sync da Asus, Philips, Benq e Viewsonic (a demonstração foi feita num Asus VG248QE de 144Hz, modelo que também contará com a possibilidade de instalação do módulo G-Sync por quem não tiver problemas em abrir o monitor e fazer as modificações necessárias).

Esta tecnologia torna-se muitíssimo interessante pois, ao permitir que jogos se mantenham visualmente fluidos mesmo quando apresentam framerates inferiores, permitirão que os jogadores puxem um pouco mais pela qualidade gráfica sem receio de que o jogo começará a "saltar".

Estou bastante curioso para poder ver este G-Sync, já que é daquelas coisas que não se poderá "ver" convenientemente em vídeos, mas terá que ser visto com os próprios olhos! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)