2013/10/19

Barcelona em Time Lapse (com 480GB de fotos)


Vídeos que nos mostram o mundo perante uma perspectiva diferente do "tempo" são sempre hipnóticos. Isso é verdade para os vídeos de alta-velocidade que fazem abrandar o tempo e revelam todos os pormenores invisíveis aos nossos olhos, como também para os vídeos em timelapse que fazem o efeito oposto, de fazer horas voar em poucos segundos. Hoje trago-vos um excelente exemplo deste último caso: Barcelona vista pela câmara do fotógrafo Alexandr Kravtsov.



Para conseguir criar este vídeo foram necessárias mais de 24 mil fotos, cerca de 100 viagens de metro, uma câmara avariada, um cartão perdido, e muitas horas a compilar os 480GB de material captado para chegar a este resultado. Kravtsov usou uma Canon 7D e três lentes diferentes  Tokina 11-16mm, Canon EF 24-105mm f/4L e Canon EF 70-200mm f/2.8L), e um tripé estabilizado. Ao que parece, todos os movimentos de câmara que vemos no vídeo foram feitos de forma manual - o que me custa um pouco a acreditar, mas pronto... se o é torna-se ainda mais impressionante.

O que é certo é que eu ando há semanas para tentar processar o meu primeiro "mega time-lapse" com cerca de 30GB de fotos, e começo a sentir na pele as frustrações deste tipo de projectos... nomeadamente com os programas de edição a crasharem e meio do projecto (e já estou a ver que vou ter que andar a fazer o projecto "aos bocadinhos" em segmentos mais reduzidos, e depois compilar tudo no final - ou seja, trabalheira adicional).

3 comentários:

  1. Mas o resultado final compensa.. :)
    Já tinha visto um tutorial desta técnica, aparentemente chamada de Hyperlapse.
    E sim, feito à mão :)

    http://www.youtube.com/watch?v=74eylIGJaHY

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. http://www.youtube.com/user/indymogul?feature=watch

    indymogul é o rei do DIY

    ResponderEliminar