2013/10/19

Aerogel - o "fumo congelado"


Não é propriamente novidade - estes materiais conhecidos por aerogel já têm mais de 70 anos - mas são daqueles materiais que têm propriedades que parecem mágicas quando comparadas com a da maioria das coisas que conhecemos do nosso dia a dia.


O Aerogel é um material sólido derivado de um gel, mas onde toda a parte líquida foi removida, deixando apenas a estrutura "esqueleto" que mantém a sua forma. Na prática faz com que este material seja feito de 99.8% de "ar" e tenha apenas 0.2% de material sólido. Faz também com que seja um excelente isolante: é possível terem uma chama a aquecer uma das faces de uma placa de aerogel e estarem a tocar na outra face sem sentirem calor; e também extremamente leve: tendo obtido o recorde de sólido menos denso e mais leve do mundo, pesando apenas 1kg por metro cúbico. Entretanto, o aerogel de silício já perdeu esse recorde para o aerogel de grafeno, que peso uns "ridículos" 160g por m3! É mais leve que o próprio ar!

Para referência, o levezinho esferovite tem um peso de cerca de 30Kg por metro cúbico (se não me enganei nas contas das densidades para peso/volume... :)




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)