2013/10/05

Sputnik foi para o Espaço há 56 anos


Foi a 4 de Outubro de 1957 que o Sputnik foi lançado para o espaço, tornando-se no primeiro satélite artificial da Terra. Sim, para os mais novos, importa relembrar que foram os soviéticos que conseguiram este feito (tal como quatro anos mais tarde, lançaram o primeiro homem para o espaço - Yuri Gagarin), e que como se pode imaginar, em plena guerra fria, deu origem à corrida espacial.

O Sputnik era uma esfera com 58 cm de diâmetro e quatro longas antenas, que pouco mais fazia que emitir beeps do espaço que podiam ser ouvidos por qualquer pessoa com um receptor de rádio. Mas o seu impacto real foi bem mais notório, fazendo com que pouco mais de uma década depois, o Homem estivesse a pousar na Lua! Ora veja-se... em apenas 12 anos passamos do lançamento do primeiro satélite "rústico" para uma missão que levou três pessoas até à Lua, aterrou duas delas, e as fez regressar a casa com sucesso. (Claro que nesta "corrida" houveram também bastante vítimas a lamentar... e que não deverão ser esquecidas.)

Pena é que esta corrida tivesse sido originada por medos e receios militares, em vez de ser simplesmente uma corrida cooperativa de exploração espacial de toda a humanidade. Até dá dó imaginar os biliões que anualmente são desperdiçados em armamento, e tudo o que se poderia conseguir se fossem canalizados para projectos científicos, sociais, educação, saúde, e tudo o mais em prole do desenvolvimento da raça humana enquanto um todos.

Faz-me recordar o famoso discurso de Reagan nas Nações Unidas, quando mencionou que se calhar o que nos faz falta é uma ameaça extra-terrestre, que certamente serviria de catalisador para que toda a Humanidade se unisse em redor de um objectivo comum!

1 comentário:

  1. A verdade e que o homem do acelera o desenvolvimento quando ameaçado... Assim como uma bactéria desenvolve resistência a certo antibiótico quando está ameaçada por ele...

    ResponderEliminar