2013/11/26

Carregador wireless Qi para iPhone no Indiegogo


Se no outro dia vos falei de carregadores wireless baratos, que podem ser usados com os Nexus 4, 5, 7 e outros smartphones e tablets compatíveis com o standard Qi, em resposta muitos perguntaram se os seus equipamentos seriam compatíveis com estes carregadores. Alguns são, outros não... mas há uns pequenos adaptadores (alguns dos quais podem ficar escondidos dentro da própria tampa traseira) que podem tratar do assunto. Infelizmente, para os iPhones a única solução que havia até ao momento eram umas volumosas e incómodas capas com receptor integrado... Mas isso está prestes a mudar.


Este iQi mobile para iPhone no Indiegogo aplica o mesmo conceito de um pequeno receptor Qi flexível ao iPhone, que quando dobrado para trás e escondido por uma capa de protecção... fica "invisível".



A ideia é excelente (e sem dúvida que não demorarão a surgir "cópias"), sendo que o único senão é mesmo o facto de estar com um custo puxadito ($25 - só pela película; $50 - com o carregador incluido) e que ainda por cima acresce em mais $15 de portes (o que é mais estranho quando para Espanha já tem os portes incluídos).

Ainda assim, o comodismo de nunca mais ter que andar a meter e tirar fichas (mesmo quando se tratam de fichas lightning que poupam as chatices de "virar e desvirar") é bastante tentador, especialmente se já começarem a ter mais equipamentos que dêem uso a este sistema, e assim tenham vários carregadores espalhados pelos locais mais habituais (casa, trabalho, etc.)

A "desvantagem" de ter a ficha sempre ocupada torna-se irrelevante, considerando que o caso em que habitualmente é usada é... para carregar o iPhone; coisa que se torna desnecessário fazer com o carregamento wireless. (Isto no meu caso, em que faço todas as transferências wireless e não uso iTunes - se tiverem por hábito fazer sincronizações "por cabo", então deixará de ser atractivo estar sempre a tirar e meter o adaptador.

4 comentários:

  1. "Isto no meu caso, em que faço todas as transferências wireless e não uso iTunes" : como passas músicas para o telemóvel? Atenção, não tenho nem nunca tive nenhum iDevice, não faço ideia de como funciona.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderás sincronizar via WiFi com o iTunes, ou usar serviços como o iTunes match (para não falar dos outros tipo Spotify, etc.).

      Eliminar
  2. Que diferença há entre utilizar este carregador e simplesmente enfiar o iphone numa dock? A meu ver nenhuma!
    O carregamento wireless só será verdadeiramente interessante quando for verdadeiramente wireless, isto é, quando for possível carregar os dispositivos à distância de pelo menos 1 metro, ou quando muito quando for possível estar disponível em grandes superfícies, como por exemplo uma mesa inteira. Enquanto for preciso colocá-lo em cima de um tapete específico para o efeito, não vejo grande vantagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua pergunta inicial é a resposta: "Que diferença há entre utilizar este carregador e simplesmente enfiar o iphone numa dock?"

      Precisamente o "não ter que enfiar" coisa nenhuma. :) Basta pousar.
      Sim, tem que ser em cima de uma área reduzida, e sem dúvida que seria melhor ser uma mesa inteira, ou que o raio de acção fosse superior... Mas por agora é o que temos.

      Como disse, no caso do iPhone a vantagem é menor que num Android (com o raio da ficha micro-USB que fica sempre do lado contrário ao do encaixe), mas depois de nos habituarmos a simplesmente pousar e já está... até o lightning começa a parecer arcaico.

      Eliminar