2013/11/19

Firefox estreia novo interface Australis na versão Nightly


Os programas, tal como as pessoas, têm que evoluir e adaptar-se às novas necessidades, e a Mozilla sabe-o melhor que ninguém. Para o Firefox, há muito que está prometida uma actualização do seu interface, que tem o nome de código Australis. Depois de ter falhado em aparecer nas versões mais recentes do Firefox, o Australis mostra finalmente o seu rosto na versão nightly experimental - o que significa que daqui por mais alguns meses deverá chegar às versões "estáveis" para o público. Mas o que tem então de novo este Australis?



A Mozilla descreve o Australis como sendo o mais bonito, moderno, simples, e personalizável interface alguma vez feito para um browser.


Entre as alterações mais visíveis está a utilização de tabs "à Chrome", que maximizam o espaço disponível para as páginas web e que deixam as tabs não activas menos visíveis para não baralharem o utilizador quanto à tab actual. Mas as coisas não se ficam por aqui, e há muitos pormenores que o Firefox adopta e que me parecem bem interessantes.


Detalhes como o botão de  "forward" que só aparece se realmente existir alguma coisa para onde avançar (evitando ter o espaço do botão constantemente lá, mesmo quando não está activo na maioria do tempo); um botão de downloads que se transforma automaticamente num indicador do progresso dos downloads; e a redução ao máximo das opções acessíveis na barra de funções, deixando apenas as essenciais e mais usadas - as outras ficam escondidas num sub-menu.

Mas antes que comecem a reclamar de que uma opção a que davam muito uso agora fica "inacessível", escondida atrás de menus, há que espreitar a opção de modificação dos menus, que deixa que qualquer utilizador possa configurar a barra de funções ao seu gosto, adicionando e removendo os elementos que bem entender.

Parece-me que este Australis será bem importante para demonstrar que o Firefox continua a ser um browser de referência, e não me admira nada que outros browsers se "inspirem" em algumas destas coisas para implementarem algo parecido nos seus próprios interfaces - aliás... espero bem que o façam!

1 comentário:

  1. A uestão do botão "forward" não é nova, o 25.0.1 (pelo menos) já tem essa feature implementada.
    Relativamente às tabs (abas), pessoalmente prefiro o modo como o Firefox as trata actualmente, com uma scroll horizontal. Quando se tem 30 ou 40 tabs é, por vezes, complicado encontrar a que se quer mas sempre é menos mau que ter todas as tabs num espaço fixo e com as próprias abas a variar de tamanho, ficando estas extremamente pequenas e sem texto quando há um número suficientemente grande delas abertas. Aí é mesmo necessário passar por todas até se encontrar a desejada.

    Veremos quão bom é o Australis.

    ResponderEliminar