2013/11/18

Google está a remodelar a Fotografia no Android


A câmara do Nexus 5 tem recebido algumas críticas. A câmara com estabilização óptica representa um imenso avanço face ao que se tinha anteriormente, mas parece não convencer os especialistas que esperavam algo "mais" depois do Google ter prometido que esta iria ser uma câmara de referência. Mas... se calhar o problema não está na câmara em si mas sim no software.



Há indícios de que o Google está a remodelar completamente a API referente à câmara no Android, que passará a ter uma secção dedicada em vez de se limitar apenas a ser um "periférico extra" a quem não se dava importância especial. As câmaras podem ter sido inicialmente adicionadas aos telemóveis e smartphones como sendo apenas para "desenrascar", mas a verdade é que desde então se têm tornado nas câmaras principais para a maioria das pessoas.

Esta nova API deveria ter sido lançada com o Android 4.4 KitKat, mas um mês antes do seu lançamento, foi retirada com a mera indicação de que "anda não está pronta!" Esperemos que não demore muito mais, pois pelo que se pode descobrir, esta nova API irá ampliar as capacidades fotográficas das câmaras no Android incluindo controlo do hardware frame-a-frame a altas velocidades; output de imagens em formato RAW; modo burst de fotografias contínuas; detecção de rostos; e mais.

Será que são alterações suficientes que justifiquem a mudança do 4.4 para o 4.5?... Ou será que o Google vai adiar a utilização desta nova API para lhe dar maior destaque aquando do lançamento do futuro Android 5.0?

1 comentário: