2013/11/23

Impressora de "metal líquido" imprime circuitos eléctricos


As impressoras permitiram revolucionar o registo de dados. Quase de um dia para o outro, passou a ser possível criar documentos contendo texto, e posteriormente imagens e cores, a qualquer momento. Agora, as impressoras 3D estão a permitir-nos dar novos passos na liberdade da criação de objectos... mas não se pense que se vá ficar por aqui. Se as impressoras 3D apenas podem criar "objectos básicos", que tal vos parece uma impressora que seja capaz de imprimir circuitos electrónicos?

A impressora em si é idêntica a uma qualquer impressora de jacto de tinta, só que em vez de tinteiros com tinta, esta impressora imprime com metal líquido. Embora há muito que existam tintas condutoras que poderiam ser usadas para o efeito, a dificuldade estava em criar uma que pudesse ser usada a temperaturas suficientemente baixas (para poder ser usada em diferentes tipos de materiais) e que mantivesse uma boa condutividade. Com o recurso ao metal líquido, investigadores de um Instituto Técnico em Beijing conseguiram criar circuitos eléctricos impressos em materiais tão variados como papel, plástico, borracha, vidro, e até em tecido.

Como sempre, as aplicações são imensas... já imaginaram o potencial de simplesmente poderem descarregar e imprimir uma placa electrónica; ou de criarem as vossas próprias placas sem terem que recorrer a um serviço externo que poderá demorar dias a produzir um pequeno lote de amostras (e que se tiverem algum erro, demorará mais uns dias até que possam repetir a dose com a versão corrigida)?

E se assumirmos que isto é apenas a primeira geração de impressoras "electrónicas", não é difícil antever que as versões seguintes comecem a ganhar a capacidade de colocar componentes electrónicos (tais como as actuais máquinas de "pick-and-place"), e num futuro muito mais distante... talvez até se chegue a ter impressoras capazes de produzir verdadeiros microchips à medida.

... Como sempre... primeiro temos que sonhar, para que depois alguém - eventualmente - consiga fazer dos sonhos realidade! :)

2 comentários:

  1. Interessante, mas gosto mais desta impressora normal Inkjet (http://www.elektor.com/news/instant-inkjet-circuits.2593770.lynkx)... e dos circuitos Cut & Paste (http://hlt.media.mit.edu/?p=2964)

    ResponderEliminar
  2. E pelo andar da carruagem ainda se vai chegar ao ponto de se poder usar uma impressora para replicar órgãos humanos ou até mesmo o corpo completo...

    ResponderEliminar