Se costumam ver documentários, certamente já terão visto um efeito que tem sido usado cada vez mais frequentemente, que parece dar vida a uma foto, com vários elementos da imagem a distanciarem-se do fundo como se fosse uma imagem 3D. É um efeito a que se chama parallax, e com as ferramentas adequadas, qualquer pessoa o poderá fazer.
Quando estamos a ver um vídeo, a apresentação de uma imagem estática como uma fotografia torna-se um pouco "desagradável". Isso levou à criação de métodos mais criativos de nos mostrar fotos em vídeo, como o popular efeito Ken Burns, onde se aplica um zoom à imagem - que mesmo sendo ligeiro dá outro dinamismo à mesma. Mas o que vos trago hoje leva esse conceito ainda mais além, permitindo adicionar uma nova dimensão à imagem - e por isso mesmo é também por vezes referido como sendo um efeito 2.5D (ou seja, "quase" 3D).
Aplicar o efeito de parallax a uma fotografia 2D dá bastante mais trabalho, pois envolve seleccionar recortar cuidadosamente alguns dos elementos da imagem, para de seguida os animar de forma diferenciada e criar a ilusão da profundidade. Mas com uma ajudinha do Photoshop e do After Effects, é algo que até pode ser feito de forma relativamente simples, como o vídeo que se segue exemplifica.
Mas depois de dominarem esta técnica... não precisam ficar-se por aqui. Tendo os elementos separados nas suas próprias layers, é também possível aplicar distorções que permitem aumentar a dose de animação das imagens. Quando esta técnica é bem utilizada, os resultados podem ser surpreendentes!
No vídeo que se segue, cada uma das cenas que nos é mostrada foi criada a partir de uma única foto. Vejam, e inspirem-se!
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)