2013/11/12

Kanguru Pré-Pago passa a períodos de 20min e 1MB


Chamada de atenção aos utilizadores dos tarifários pré-pagos do Optimus Kanguru; houve alteração das condições de contrato e agora estão sujeitos a períodos de taxação bem menos atractivos... e que até se poderão considerar abusivos!

Confesso que nunca compreendi muito bem porque é que os operadores insistem em contabilizar os dados em "blocos", como se fossem os antigos períodos de taxação de voz, em vez de simplesmente contabilizarem o que é utilizado - mas parece-me que agora o caso começa a ficar desproporcionalmente abusivo.

Até este mês, os tarifários Kanguru pré-pagos Time+ tinha um período de taxação de 5 minutos. Ou seja, desde que fizessem uma ligação de dados - mesmo que por alguns segundo - seria logo "descontado" 5 minutos ao vosso saldo. Agora, a unidade de taxação mínima passa a ser de 20 minutos!


Quer isto dizer que se se ligarem à internet para enviarem uma mensagem ou email, durante poucos segundos, isso descontará logo 20 minutos do vosso tempo de internet. No caso mais extremo, enviar três mensagens, usando poucos segundos de internet a cada 20 minutos, num total inferior a 1 minuto de utilização efectiva, será contabilizado como 1h de utilização! (Com os antigos períodos de 5 minutos, sempre resultava em "apenas" 15 minutos.)

Se tiverem um Kanguru pré-pago sem limite de horas, a coisa é idêntica, mas aplicando-se aos Megabytes: a taxação mínima é de 1MB. Quer dizer que mesmo que transfiram apenas alguns KB de um chat ou email, será logo descontado 1MB. O simples acto de verificar o email a cada 10 minutos faz com que no final do dia tenham um consumo de cerca de 140MB, mesmo que tenham transferido apenas algumas centenas de quilobytes.

Bem sei que há tarifários mais adequados para quem pretende dar uso continuado a uma ligação de dados, mas isso não impede que se deva denunciar os casos que não pareçam ser minimamente justos. Se temos uma entidade reguladora... não seria precisamente este tipo de coisa que deveria estar regulado para evitar este tipo de abusos? Tal como nas chamadas os operadores foram obrigados a contabilizar "ao segundo" após o primeiro minuto, porque não impor regras idênticas para que não haja deste tipo de liberdades com as unidades de taxação nos dados mobile?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)