2013/11/12

Open Hardware Monitor


Por vezes temos necessidade de espreitar o que temos dentro de um computador sem que isso signifique abrir as suas tampas. Existem inúmeros programas de identificação e diagnóstico de hardware, mas no outro dia precisei de fazer uns testes rápidos, e fui dar com este pequeno mas simpático Open Hardware Monitor.

Trata-se de um programa gratuito e open-source que nos permite ver que motherboard, CPU, placa gráfica, e discos temos, assim como as frequências, voltagens, temperaturas e até velocidade de rotação das ventoinhas. E um dos aspectos que me atraiu nele, é a de que basta executá-lo sem que seja necessário qualquer instalação (hoje em dia já é uma raridade).

Porque precisei eu dele? O meu micro PC que uso como media center começou subitamente a aquecer demasiado, chegando ao ponto de começar a fazer throttling na descodificação de vídeo (que é feito com aceleração por hardware) e chegando ao ponto de nem se poder tocar na caixa - pois escaldava. Obviamente comecei logo a imaginar o pior, e já estava a ver que iria ter que passar o fim de semana a fazer "manutenção" (troca da pasta térmica, eventual troca de ventoinhas, etc. etc.) Mas antes disso, queria comprovar o que se passava... e é aí que surge este Open Hardware Monitor, que confirmou que o CPU estava a chegar aos 80ºC, e o GPU a passar dos 100ºC!

Já me estava a preparar para lhe abrir as tampas... quando reparo que tinha caído uma película de plástico (das que vêm a embrulhar DVDs) e ficado precisamente a tapar os furos por onde a ventoinha puxava o ar exterior para arrefecer a máquina! Foi da maneira que a solução foi bem mais simples do que imaginava... e depois deste esquentamento, espero que a máquina se aguente por muitos e longos anos.


Este Open Hardware Monitor corre em sistemas Windows XP ou mais recentes (em 32 e 64bits), e também em Linux em sistemas x86.

3 comentários:

  1. prefiro o speccy da piriform

    ResponderEliminar
  2. Já que usa um media center... o que tem instalado como SO?
    Estou a construir um, com um pc que tinha parado,e queria algumas sugestões :)

    ResponderEliminar
  3. É simpática a aplicação... mais uma ara ter sempre à mão ;)

    ResponderEliminar