2013/11/21

Novo Snapdragon 805 não tem medo do Ultra HD


Já sabemos que nestas coisas da tecnologia, por muito bom que algo seja, é apenas uma questão de tempo até que surja algo melhor. E se o Snapdragon 800 presente em muitos dos smartphones e tablets de topo actuais tem feito as delícias dos utilizadores, em breve teremos um modelo melhorado: o Snapdragon 805.


O Snapdragon 805 vai ser o novo menino bonito da Qualcomm e que os fabricantes rapidamente se apressarão a utilizar para se diferenciar dos que oferecem "apenas" o Snapdragon 800. Este CPU não só vai ter uma velocidade superior (2.5Ghz vs 2.3Ghz) graças à passagem do processo de fabrico de 28nm para 20nm, como irá também dar uso a um novo GPU Adreno 420, cerca de 40% mais potente que o Adreno 330 que temos no chip actual. Considerando que o actual já supera todos os testes do 3D Mark com facilidade... vai ser "assustador" ver este 805 em funcionamento.

Aliás, toda essa potência faz com que este novo Snapdragon não tenha receio em enfrentar resoluções Ultra HD 4K; e tenha também suporte para aceleração de vídeo em hardware para o novo codec H.265. O acesso à memória pode agora ser feito com uma largura de banda de 25.6GB/s (o dobro do anterior) e que será bem necessária para processar imagens a estas resoluções elevadas.

Agora é só esperar até que os primeiros equipamentos com este chip comecem a chegar ao mercado, algo que deverá acontecer lá para o final do primeiro semestre de 2014.

2 comentários:

  1. Agora precisamos é de um Linux a correr a 100% em CPUs ARM.

    A ver se deixo o Raspberry e compro um O-Droid ou algo semelhante! ;)

    ResponderEliminar
  2. O avanco maior nao foi a nivel de CPU mas de... largura de banda! Isto significa que o GPU nao fica limitado na hora de altos efeitos, texturas e resolucoes. Quando a largura de banda é baixa e memória partilhada CPU/GPU, mesmo que o GPU seja potente ficam limtados os items acima descritos, agora com 2x mais largura de banda, o extra deixa o GPU livre. Nao que o 4k video interesse nesse aspecto (o meu Note 3 também o consegue com o 800),mas a nivel de jogos e efeitos 3D HQ

    ResponderEliminar