2013/11/08
Novos Cartões SDXC U3 garantem 30MB/s de escrita
Por muito potentes e capazes que os equipamentos actuais sejam, há sempre alguns elementos que não acompanham a evolução na mesma proporção. Um dos casos mais flagrantes são as baterias, mas outro que não fica muito atrás são os cartões de memória. Para tentar minimizar esse "atraso", a Associação que gere o formato SD traz-nos um novo formato capaz de lidar até com os requisitos para gravação de vídeo Ultra HD.
Para muitas pessoas um cartão de memória é um cartão de memória... e são "todos iguais". Mas como qualquer fotógrafo poderá comprovar, há diferenças significativas entre optar por um cartão com baixas velocidades de transferência e outro que seja capaz de velocidades superiores. Com a rápida popularização do formato Ultra HD, torna-se necessário definir uma nova classe de cartões que possa garantir a gravação da maior quantidade de dados que o formato requer: os cartões SD Ultra High Speed Class 3 (que serão identificados com um pequeno "U3").
Estes cartões garantem um mínimo de 30MB/s de velocidade de escrita (não confundir com aqueles cartões que prometem "até 30MB/s... máximos" que dificilmente/raramente são atingidos), que serão suficientes para gravar vídeo Ultra HD 4K - ou, acelerar todo o tipo de gravação de conteúdos em equipamentos que conseguirem tirar partido destes novos cartões - de pouco servirá ir a correr comprar um destes cartões quando chegarem ao mercado, se os forem utilizar num aparelho cuja velocidade máxima de gravação seja 10MB/s, por exemplo!
... E isto faz-me também lembrar que os fabricantes deveriam apostar um pouco mais na utilização de memórias mais velozes nos equipamentos mobile (smartphones e tablets)... pois parece-me "antiquado" ainda estarmos sujeitos a demoras de vários segundos quando se estão a gravar/actualizar/ler dados da memória Flash. Já era tempo de adequarem a memória flash de forma a poder tirar o máximo proveito do que é possível ter com determinado CPU/SoC.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ja pra não falar da falta do USB 3 (ou thunderbolt)
ResponderEliminar