2013/11/14

Optimus San Remo [Contacto]

O Optimus  San Remo já está no nosso mercado há algum tempo. O Luis Correia tem andado com um e partilha connosco as suas impressões.


Dotado de um processador dual-core e Android Jelly Bean 4.1.1, este smartphone não fica certamente na categoria de smartphones decepcionantes. O ecrã LCD tem uma resolução de 540x960 pixels o que torna refrescante considerando muitas das escolhas actuais que se ficam pelos 480x800.



A publicidade da marca realça os 8.15 milímetros de espessura do equipamento, mas eu pessoalmente gosto de referir o pouco peso (110g) e o excelente ecrã de 4.6" deste smartphone.


O launcher é proprietário, mas não desaponta. O lock screen tem as três escolhas típicas, Camera, Google Now e Unlock.

De resto, achei um pouco estranho as aplicações que a Optimus decidiu distribuír com este smartphone. Algumas são bastante úteis, como o Onetouch Cloud Backup e a Lanterna (que dá uso ao LED da camera), mas algumas de uso um pouco duvidoso, como as escolhidas para anotar pequenos textos ou tarefas... há "só" cinco aplicações para a escolha.

Em relação ao desempenho activo, em nenhuma situação notei qualquer atraso ou lentidão ao abrir, usar ou mudar de aplicações. Fiquei espantado com a velocidade da câmara a tirar fotos, embora ao tirar fotos "em rajada" por vezes o sensor da câmara não tenha tempo para focar a imagem de forma correcta, o que acaba por não dar o resultado esperado.

O modo foto panorâmica funciona também bastante bem, e usando um movimento suave, conseguimos fotos muito boas (basta ter alguma paciência).


Fiquei um pouco decepcionado por perceber que no modo de qualidade de vídeo "Alta" são criados vídeos em 4:3 (640x480) e em qualidade "Boa" saem vídeos 720p (1280x720). Eu diria que não é a designação mais correcta - que deveria ser precisamente o oposto. Mas caberá a cada um a decisão de qual será o modo que preferem usar.


Em comparação com outros telefones de amigos ao longo destas semanas, descobri quase por acaso que o hardware deste San Remo é em quase tudo idêntico ao bq Aquaris. Tem o mesmo processador, a mesma resolução de ecrã, a mesma camera traseira de 8Mp. O bq tem uma camera frontal mais fraca, mas tem dual-sim, o que poderá obfuscar qualquer "reclamação".

Resumindo, todas as pessoas que tomaram contacto com o telefone ficaram impressionadas com o mesmo, tanto pela leveza, como pela velocidade com que tira fotos e mesmo pelo desempenho.

Pessoalmente, só o preço me parece algo alto (tendo como referência modelos como o bq Aquaris, por exemplo) mas face ao marasmo dos telefones de marca própria cá em Portugal, e estando o modelo disponível desbloqueado, acaba por ser uma excelente compra.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)