2013/11/12

Samsung apresentará Tizen no MWC 2014?


Continuam a ouvir-se coisas sobre os planos da Samsung sobre o futuro dos equipamentos com Tizen, e a coisa parece estar cada vez melhor posicionada para se tornar numa verdadeira "ameaça" ao Android - nem que seja apenas sob a perspectiva de pressionar o Google a ir mais de encontro ao que a Samsung deseja.

Depois de ter lançado uma câmara com Tizen, o primeiro smartphone Samsung com Tizen deverá ser apresentado publicamente por entre Fevereiro e Março do próximo ano, colocando-o mesmo a jeito para que isso aconteça no MWC (Mobile World Congress) que se realiza em final de Fevereiro em Barcelona.

E para mostrar que a Samsung tem mesmo intenções de levar o Tizen a todo o tipo de equipamentos, já revelou que a par do sistema Tizen Mobile Full iremos ter um Tizen Mobile Light que será capaz de correr em equipamentos mais modestos (e de baixo custo).


Segundo as informações da própria Samsung, o Tizen Light será apropriado para equipamentos com apenas 256MB de RAM, e resoluções HVGA (320x480) e QVGA (320x240). Ou seja, seria apropriado para a gama de smartphones de muitíssimo baixo custo, que não deixa de ser uma fatia bem importante do universo mobile. Mas, a própria Samsung revela também que este Tizen Light ainda não está num estado pronto para comercialização... e por isso, será algo que muito provavelmente só veremos no mercado muitos meses depois de começarmos a ter equipamentos Tizen (full) à venda.

... Se quisermos imaginar um pouco... talvez a preocupação do Google em fazer com que o novo Android 4.4 KitKat fosse menos exigente em termos de requisitos de hardware possa ter alguma coisa a ver com estes ataques ao segmento "low-end"? (É que também o Windows Phone tem prevista uma versão "light" para equipamentos com apenas 256MB de RAM... embora deixe de ter acesso a muitas funcionalidades e nem sequer pode correr todas as apps.)

5 comentários:

  1. Sinceramente não percebo a existência de mais um OS para mobile...Ainda para mais quando a google está constantemente a actulizar android para correr bem em equipamentos com harware low-end

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que é mais uma questão "política" do que tecnicamente necessária...
      (Da mesma forma que muitas vezes em vez das empresas se entenderem e adoptarem um único standard, criam dois ou mais, incompatíveis e concorrentes entre si... como tivemos no caso dos HD-DVD e Blu-ray por exemplo)

      Eliminar
  2. Isto vai pressionar a Google a fazer um "preço de amigo" à Samsung por cada Android vendido e quem sabe uma chamada directa para que os próximos Nexus sejam Samsung...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso nao pode voltar a contecer! foram duas geracoes estragadas so pra mao ficarem a frente do topo deles..

      Eliminar
  3. Só um acrescento.. O tizen vai ter mapas do here maps da Nokia.. Bye bye Google :)

    ResponderEliminar