2013/12/25
Browser "Web" beta para Raspberry Pi promete uma melhor web
O pequeno Raspberry Pi é uma máquina incrível capaz de fazer praticamente tudo o que se deseja (e até mais que isso), mas... o seu hardware também não esconde algumas limitações ao tentar lidar com a web dos nossos dias, que assume a existência de computadores com gigabytes de RAM, poderosos CPUs multi-core, e tudo o mais. Há quem ache que é possível levar uma melhor web para o Raspberry Pi.
Muito longe vão os tempos em que um browser apenas mostrava texto com hyperlinks e talvez algumas imagens. Desde então a web evoluiu, sendo hoje um emaranhado de tecnologias que transformam cada página web numa autêntica "app" que é executada pelo browser (com o seu javascript, css, HTML5, etc.)
Para isso, há gente a trabalhar num web browser - simplesmente chamado "Web" - que visa levar tudo isso para o Raspberry Pi de forma eficiente, sendo completamente optimizado para o seu CPU ARMv6 e contando com aceleração por hardware para melhorar o desempenho gráfico e a apresentação de vídeos. O maior desafio é neste momento é fazer uma gestão da memória o mais eficiente possível para possibilitar uma utilização agradável com várias páginas web abertas nos reduzidos 512MB de RAM que o Raspberry Pi possui - uma tarefa nada fácil (basta espreitar aqui o consumo de memória de algumas páginas no Chrome, para ver uma dúzia delas a ocupar mais de 200MB.)
Ainda há muito a fazer mas os mais aventureiro poderão acompanhar o desenvolvimento com as versões beta que vão sendo lançadas. Eventualmente, este web browser será disponibilizado com o Raspbian assim que atingir uma primeira versão considerada apta para uso "público".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)