Já sabemos que os robots têm ganho capacidades extraordinárias nos últimos anos devido ao enorme aumento da capacidade de processamento que agora permite combinar todas as informações dos múltiplos sensores que lhes permitem ver o mundo em seu redor, e planear a melhor forma de atingirem o seu objectivo. Mas uma coisa é a teoria... outra coisa é ver o que isto representa na prática.
A DARPA já é conhecida pelos desafios que lança à comunidade científica e industrial, definindo provas que os candidatos terão que superar. No caso da competição dedicada ao "salvamento" - em que diversos robots tinham que fazer tarefas como: subir escadas, abrir portas, remover obstáculos do seu percurso, caminhar sobre terreno irregular, ligar uma mangueira, etc. - o vencedor foi o robot da SCHAFT; ficando o ATLAS da Boston Dynamics na segunda e quarta posições (várias equipas recorreram ao ATLAS para cumprir as suas provas).
Talvez sem surpresas... tanto a SCHAFT como a Boston Dynamics foram compradas pelo Google nos últimos meses, o que demonstra que "de um momento para o outro", o Google fica muito bem posicionado na vanguarda da robótica. Falta saber o que eles pretenderão fazer com isso, mas... podem começar a debitar "teorias da conspiração": será que o Google está a preparar um exército robótico para dominar o mundo? :)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)