2013/12/10

Google lança Android 4.4.2 para corrigir vulnerabilidade nos SMS


Parece que, por uma vez que seja, o Google decidiu acelerar uma actualização do Android e dar uma pequena surpresa inesperada a todos os que ainda esperavam pela versão 4.4.1. Ontem, sem que nada o fizesse prever, o Google "despachou" o Android 4.4.2 - o que no meu caso fez com que saltasse directamente do 4.4 para o 4.4.2, sem passar pelo 4.4.1.


E então qual o motivo desta actualização apressada? O Android 4.4.1 tinha por objectivo melhorar a qualidade das fotografias no Nexus 5 ; e agora este 4.4.2 parece vir corrigir a vulnerabilidade que permitia que certos SMS em excesso pudessem crashar os Nexus. Não sei porque motivo o Google achou que tal seria merecedor de uma actualização em velocidade relâmpago (talvez estivessem a surgir casos frequentes de ataques que usavam este método?), mas pelo menos teve como efeito secundário acelerar a distribuição das actualizações do 4.4.1 para todos aqueles que - como eu - continuavam à espera.

Imagino que esta actualização esteja apenas a ser acelerada para os equipamentos que sofram desta vulnerabilidade... mas vai ser interessante ver como é que o Google vai lidar com o Galaxy Nexus, que não recebeu actualização para o 4.4 e que também sofre deste problema que afecta todos os Nexus com Android 4.x. Será que vão simplesmente "esquecer-se" do GNexus e deixar que cada um se desenrasque como bem entender (recorrendo a firmwares alternativos, por exemplo) ou será que vai disponibilizar um patch para corrigir o problema, mantendo-o na versão Android em que permanece?

4 comentários:

  1. Eu pessoalmente não vejo a extrema necessidade sempre de ter a última versão de Firmware a não ser quando esta traz correcções de erros. O S3 da minha namorada ainda tem o 4.1.2 e eu não vejo practicamente diferença nenhuma para o meu Note 3 v4.3 tirando os extras que em nada são devidos à versão de Firmware mas sim devido ao modelo e afinco da marca em novos modelos. Ela corre praticamente tudo que eu corro e é igualmente fluído. Acho mesmo "manía" isso de ter sempre a última versão exceptuando raros casos.

    ResponderEliminar
  2. Isto porque tens um Android feito pela Samsung que quase nada tem a ver com o Android Nexus ou de outro operador. A Samsung basicamente está a proteger-se ao criar apps para tudo e não estar pressa à Google. Apesar do hardware ser bom, nunca teria um Samsung com a versão android que vem neste. Mudaria sempre para um cyanogenmod.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que vantagens terias? Velocidade e bateria não contam visto que o meu Note 3 chega facilmente aos 3 dias de bateria com uso médio e é mais fluído que manteiga... (e o meu antigo S3 4.1.2 igual e a bateria 2 dias sem problemas) e se não gostas dos programas da Samsung és livre de instalar outros, desactivar a maioria é até um launcher diferente. E isto directamente do "forno". Sem ofender ninguém nem liberdades de escolha, pessoalmente vejo muita conversa e pouca uva... é muito alarido contra ROMs oficiais (que deixam customizer quase tudo) e depois instalam alternativas com bugs sem fim e freezes.

      Eliminar
  3. Falou pouco e diisse tudo Polidinho, falam do Android puro como perfeito e está longe disso, falar todo mundo fala, mas sem fundamento algum, testei varias roms e voltei pra original, muito melhor

    ResponderEliminar