2013/12/20

Intel Galileo compatível com Arduino quase a chegar


Está quase a ficar disponível a muito aguardada placa de desenvolvimento Intel Galileo, a tal que nos oferece um CPU Intel (equivalente a um Pentium) numa placa que é compatível com os shields para Arduino. Para todos aqueles que desejam ter a potência de um CPU Intel associado à versatilidade dos shields e dos Arduino... é uma proposta irresistível.



Esta placa já tinha sido anunciada há algum tempo e tinha disponibilidade prometida para o final do ano (coisa que parecem estar a concretizar... à justa!) Esta placa Galileo utiliza um SoC Intel Quark X1000 de 32 bits, e foi a primeira placa Intel desenhada para ser compatível - em hardware e software - com os Arduino. Podemos utilizar o sistema de desenvolvimento Arduino com ela, e para além dos seus pinos compatíveis com os shields, temos também coisas como um slot mini-PCIe (encontrem disto num Arduino! :), slot micro SD, ethernet 100Mb, RS-232, USB Host e Cliente, e 8MB de memória flash.

Ainda a respeito dos shields, a Galileo tem a capacidade de utilizar tanto shields de 3.3V (a voltagem de funcionamento dela), como shields de 5V - através de um jumper que permite seleccionar qual a voltagem nos pinos de I/O.


O preço indicado para a Galileo é de $99 dólares (cerca de 72€).


1 comentário:

  1. Estou a espera, com encomenda realizada e com entrega prevista para o dia 27 de Novembro. Mas a Mouser anda a adiar...a nova data prevista para entrega é 16/01/2014.

    ResponderEliminar