2013/12/26

Laser Range-Finder para Smartphones permite Medir Edifícios com precisão


Se necessitam de captar informação tridimensional de edifícios com medidas exactas (por exemplo, para os converter em modelos para os recriarem no Google Earth ou num programa de modelação 3D), há um acessório que poderão achar interessante... nem que seja pelo facto de adicionar um laser range-finder ao vosso smartphone.



Este Spike é um add-on que podem encaixar num smartphone e que contém um laser range-finder que permite medir com precisão a distância que vos separa do vosso "alvo". Marcando os vários pontos de interesse e sabendo-se a orientação do smartphone, é possível calcular com bastante precisão o tamanho dos objectos que fotografaram, e em poucos passos convertê-los para informação 3D que poderão facilmente editar - tanto num programa externo como no próprio smartphone.

O grande problema é que este acessório não é nada barato... $560 dólares para ser exacto. O que me faz pensar que na maioria dos casos será melhor continuarem a recorrer a uma das muitas apps que permitem fazer medições deste género, e onde apenas têm que lhes dar uma ajudinha inicial para que ela tenha uma medida de referência com base na qual fazer os restantes cálculos.

1 comentário:

  1. É caro, mas ainda assim bastante mais barato e prático que o enorme distanciómetro a laser q comprei já há cerca de 10 anos por mais de 700€. Claro que o meu carrega o selo de qualidade Leica... Gostava de saber se a nível de precisão este tem prestações equivalentes.

    ResponderEliminar