2013/12/15

Moto X ganha desbloqueio de PIN por voz


O Moto X da Motorola é um Android que pode estar sempre à escuta para responder imediatamente a todos os comandos de voz sem que seja necessário tocá-lo ou desbloqueá-lo primeiro. E com a nova actualização do Touchless Control, ganha agora ainda mais alguns "truques", como a possibilidade de simplesmente dizerem o vosso código PIN para o desbloquear.

Embora o acesso por voz em equipamentos bloqueadas levante algumas questões de segurança e privacidade, funções do Google Now que acedam a emails, mensagens e contactos continuam a estar disponíveis apenas após a introdução do código PIN ou Password. Só que com esta nova actualização, poderão introduzir o código PIN vocalmente, o que possibilita que o possam fazer sem sequer tocarem no aparelho. Claro que se poderá argumentar que dizer o código PIN em voz alta representa, por si só, uma grande falha de segurança - mas... há que pensar que haverá mais pessoas a quem esta funcionalidade venha a dar jeito, do que pessoas que estejam preocupadas em ter a sua casa sob escuta por espiões (ou vizinhos intrometidos.)

Para além do mais, a possibilidade de o poderem fazer não significa que a isso sejam obrigados. A mim, parece-me que é o tipo de funcionalidade que se deveria tornar obrigatória, para permitir um acesso completamente feito por voz e que dispense integralmente o recurso a toques físicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)