2013/12/11
MS prepara regresso do Start Menu para sucessor do Windows 8.1
Poderá parecer algo saído de um sketch de um programa humorístico... só que não sei que é que se estará a rir. Depois de ter abandonado o Start Menu no Windows 8, e ser obrigada por pressão do público a trazer "start menu" que infelizmente se revelou ser apenas um start button inconsequente... parece que a MS reconhece finalmente que cometeu um erro e se prepara para trazer um verdadeiro Start Menu para o Windows.
Isto é algo que estará a ser preparado para a próxima actualização do Windows, com o nome de código Threshold, e que pretenderá uniformizar vários componentes nas diversas plataformas (computadores, Xbox One, Windows Phones) - sendo que o único senão é que isto é algo que ainda está a mais de um ano de distância... pelo que quem se sentir desesperado sem um start menu no Windows 8, terá que recorrer a uma das muitas alternativas existentes até lá.
Outra das novidades que demonstra que a MS parece ter sido ambiciosa demais ao descartar o desktop clássico e assumir que todos transitariam para as "metro apps", será a possibilidade de correr apps Metro no ambiente clássico em janelas, como qualquer outro programa tradicional. Coisas que para mim eram lógicas e que deveriam ter sido implementadas de raiz no Windows 8 (e que evitariam grande parte das críticas que são feitas), mas que pelo menos a MS está a reconhecer e a implementar... mesmo que vagarosamente.
O interface Metro do Windows 8 em enorme potencial e é bastante prático de usar em sistemas com touchscreen, como tablets, mas a MS não se pode esquecer que grande parte dos utilizadores continua a dar uso a apps clássicas e gosta de se sentir "confortável" com um sistema operativo que conhece há décadas. A transição para as metro apps é algo que terá que ser feito de forma gradual e ao ritmo que os utilizadores e empresas desejarem, e não "à pressão" como a MS tentou fazer... com o resultado a ser este que agora vemos, de ser obrigada a dar o braço a torcer e implementar aquilo que os utilizadores realmente desejam.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Posso dizer que num parque com mais de 150 máquinas tenho 0 (zero) Windows 8.
ResponderEliminarFoi mesmo um tiro no pé. Tenho conhecido muita gente que não troca de computador porque não quer entrar no Windows 8 por falta do menu, que era grande parte da forma de funcionar do Windows, ou que compram computadores e fazem downgrade para Windows 7.
ResponderEliminar