2013/12/23

Raspberry Pi como emulador de disquetes no Commodore Amiga


Não há como o evitar, por muito bem que se tratem os computadores, o tempo encarrega-se de fazer com que, mais tarde ou mais cedo algo avarie - e uma das coisas que mais frequente avaria são os componentes mecânicos e peças móveis, como a dos drives ópticos ou neste caso: o drive de disquetes. Hoje em dia começa a ser bastante complicado arranjar um drive de disquetes, pelo que alguém se lembrou de usar um Raspberry Pi para criar um emulador de drives para o Amiga.



Este emulador de drive de disquete para o Amiga acaba por ser uma combinação perfeita, pois o pequeno Raspberry Pi pode ficar colocado internamente na caixa do Amiga 500 no espaço que era ocupado pelo drive; e com a vantagem adicional do seu cartão de memória ficar acessível no slot dedicado às disquetes, facilitando a tarefa de trocar de cartão sempre que tal for necessário. O interface de ligação do RPI ao Amiga é bastante simples e pode ser feito por menos de 10€ em componentes electrónicos (e pode fazer a emulação de dois drives com um único sistema - algo que está limitado pelas linhas de selecção do drive na ficha do Amiga e não pelo Raspberry Pi).


Cada cartão pode levar múltiplas "disquetes virtuais" (formatos adf ou adz), havendo um botão que permite "mudar de disquete", e outro que permite gravar as modificações feitas pelo Amiga para a imagem no cartão (assim possibilitando uma emulação total de uma disquete).

Embora muitas vezes se associe a "emulação" à emulação total do sistema para que se possam revisitar os velhos clássicos em computadores mais modernos, é bom ver exemplos como este, em que a mesma técnica é usada para substituir peças que vão sendo complicadas de encontrar - mas que possibilitam o uso do hardware do sistema original.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)