2013/12/21

Satélite Gaia leva câmara com Mil Milhões de Pixeis para o Espaço


Já foi lançado para o espaço o satélite Gaia da ESA, que tem por missão mapear a nossa galáxia em 3D e revelar mais pormenores sobre a sua composição, formação, e movimentação dos mil milhões de estrelas que a compõem. Para o fazer, leva a bordo uma "câmara" à altura desta descomunal tarefa: uma câmara com mil milhões de pixeis.



Na realidade não é "uma câmara", mas sim um conjunto delas - 106 sensores CCD para ser exacto, cada um com uma área de 60x47mm (isto sim, é um verdadeiro "full-frame") e montados em vários grupos no mesmo plano focal diferentes funcionalidades. A resolução do sistema é de tal ordem que, se estivesse na Terra e seria capaz de apontar com precisão para a unha de uma pessoa... na Lua!

A missão deste Gaia vai prolongar-se por cinco anos, durante os quais irá pesquisar incessantemente todas as estrelas do céu, registando informação detalhada sobre cada uma delas para que possamos construir o tal mapa tridimensional da nossa galáxia. Vamos lá ver que mais novidades este satélite será capaz de descobrir sobre a nossa galáxia, e contribuir para a nossa melhor compreensão deste Universo em que nos encontramos e que continua a fascinar-nos com os seus inúmeros mistérios que, pouco a pouco, lá vamos tentando desvendar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)