2013/12/06

Siri e Google Now mostram o que valem


Os assistentes digitais capazes de responder às nossas perguntas e realizar os comandos que lhes dermos estão cada vez mais evoluídos e versáteis; mas é pena que embora se possa fazer isso com os nossos smartphones... não se possa fazer isso de uma forma mais abrangente, como quando se está em casa e desejava ligar ou desligar luzes ou equipamentos. Mas isso poderá mudar em breve...

Embora os abusos de espionagem dificultem seguramente a possibilidade de termos equipamentos "sempre à escuta" em nossas casas (veja-se o que a MS passou, quando se falou da possibilidade do novo Kinect 2 poder estar continuamente a escutar comandos dos utilizadores - apressando-se a dizer que essa funcionalidade podia ser desligada e que nada era transmitido para fora sem o consentimento do utilizador), é inevitável que este tipo de sistemas se popularize no futuro - não muito distante, espero eu.

A Apple já vai revelando patentes de sistemas que permitem a criação de "docks inteligentes" capazes de dar uso à inteligência da Siri; e por outro lado temos o Google a preocupar-se em levar as suas respostas por voz a mais línguas. (E para quem não quiser esperar e não tiver mede de meter mãos à obra interligando alguns módulos e componentes já existentes, poderá já tornar possível a visão de comandar a casa usando comandos de voz no Android.)

É um futuro que me parece inevitável, e que se vai aproximando a grande velocidade... e se têm dúvidas da utilidade que tanto a Siri como o Google Now possibilitam ao se "falar com eles"... fiquem com os seguintes vídeos que demonstram as suas capacidades. E digam-me... se muito do que aqui vemos, não poderia ser considerado "ficção científica" há não muito tempo atrás! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)