2013/12/03

Teclado Android do Google revela censura censurável


A "defesa" dos bons costumes poderá ter boas intenções na sua origem, mas rapidamente demonstra porque motivo qualquer tipo de censura se torna desaconselhável - para não dizer ridícula. Bastará olhar para o teclado que o Google disponibiliza oficialmente com o seu Android, e que vem por origem com uma longa lista de palavras "ofensivas" banidas. E a grande questão é que a definição de "ofensivo" parece ser um conceito com que nem o Google sabe lidar convenientemente.

Quem tiver tentado escrever a palavra "sexo" no seu teclado Android deverá ter reparado que o Google parece ser incapaz de fixar essa palavra, sugerindo ao invés coisas como "seco", "sedo" e outras que tais. E o problema não é dos nossos dedos, mas sim da longa lista de palavras censuradas que o Google adicionou ao seu teclado.

No dicionário em inglês encontram-se verdadeira pérolas, como a autêntica aversão a que os americanos parecem ter a tudo o que esteja minimamente relacionado com sexo, a começar pela própria palavra "sex", e incluindo coisas como "uterus" (útero)... que sem dúvida irá complicar a vida aos estudantes de biologia e demais pessoal médico.

Mas não é só a sexualidade que é considerada ofensiva pelo Google, empresas como a AMD e a Garmin também estão bloqueadas... mas em contrapartida, a Apple e a Microsoft não. E do mesmo método, enquanto alguns poderão achar que o Google faz bem em bloquear a palavra "morphine"... por certo não perceberão porque motivo "marijuana" não sofre tratamento idêntico.

Enfim... tentar ser "polícia" do que é ofensivo não será assim tão simples como poderá parecer, e neste caso - felizmente - basta dar um salto às definições do teclado para desactivar a opção de bloquear estas palavras consideradas "ofensivas" por alguém que se recusar a dar um rosto ou a explicar o critério por trás desta selecção que ninguém conseguirá explicar na totalidade.

2 comentários:

  1. Devo dizer que discordo da avaliação feita embora fosse a primeira que me veio à cabeça também. Mas na verdade, tal quantidade de palavras retiradas pode ter até uma explicação muito razoável. Na verdade, se estivermos a falar com alguém com quem nos seja mais próximo, não temos problemas em que o auto-correct nos pregue partidas e troque qualquer palavra por 'sexo' ou 'utero'... Mas se estivermos em contexto de trabalho ou outro, pode ser desagradável enviar uma sms com a palavra 'sexo' no sitio errado ou mesmo 'útero' ou outras. Imagine-se enviar quer escrever para a irmã da namorada "hoje não queres vir cá jantar? vamos fazer 'sexo'!". É bom que esta seja uma funcionalidade facilmente ativada ou desativada afinal por vezes mais vale não podermos escrever uma palavra aparentemente banal do que enviar uma sms obscena por engano...

    ResponderEliminar
  2. Para mim a avaliação está perfeita. Qualquer pessoa que envie uma mensagem sem ler o que escreveu num ambiente profissional ou nem tão profissional assim, está completamente fora de seu juízo perfeito.

    ResponderEliminar