2014/01/14

Actions para o iPad transforma o tablet em atalhos de programas


Agora que os tablets se vão popularizando cada vez mais, continuo a achar muito estranho que ainda poucos programas/sistemas decidam tirar partido deles para aumentar a facilidade de utilização de programas nos computadores "tradicionais". Felizmente, há algumas apps que o vão fazendo, como é o caso deste Actions for iPad.

Se há coisas que continuam a ser mais práticas de fazer nos computadores, é inegável que um tablet enquanto ecrã secundário e com capacidade "touch" poderá servir como um acessório valioso que poderá simplificar diferentes tarefas. Este Actions for iPad permite transformar um iPad numa palete de operações que se vai ajustando em função do programa que estivermos a usar num PC Windows ou Mac.

Programas como Ableton Live, Adobe After Effects, Illustrator, Lightroom, Photoshop, Excel, Internet Explorer, Firefox, Garageband, Chrome, iMovie, e muitos outros já têm presets com acções pré-definidas, mas é possível criarem-se novas listas de acções/atalhos para quaisquer outros programas que utilizem.

Espero que no futuro possamos chegar a um ponto em que este tipo de interacção multi-equipamento passe a fazer parte das funcionalidades de base das próprias plataformas (ou tornar-se num sistema standard), que permita facilmente usar um smartphone ou tablet como ecrã secundário, teclado, touchpad, ou acessório reconfigurável em função do que se desejar fazer.


[via Apps do iPad]

1 comentário: