2014/01/14

Notícias do Dia

O dia de hoje é dominado pela compra da Nest pelo Google pelo montante de $3.2 mil milhões de dólares; um projecto no Indiegogo quer simplificar os painéis solares e torná-los "prontos a usar"; a questão da privacidade dos dados nas caixas negras dos automóveis; abordamos a validade das "vantagens" dos novos ecrãs OLED curvos; e há novamente esperança de que esteja para breve o fim da publicidade enganosa e abusiva do operadores de telecomunicações e o apregoado "tráfego ilimitado".

E já de seguida, as notícias do dia:

95% das apps serão gratuitas em 2017


A maior concorrência no sector das apps faz com que em 2015 quase 95% delas sejam de download gratuito - recorrendo a publicidade e/ou a compras "in-app" para ganharem dinheiro - segundo as previsões de alguns analistas.

Nessas previsões também se incluiu um maior das web apps, fazendo com que cada - cada vez mais - o próprio browser se transforme numa plataforma de distribuição de apps unificadora (e que poderá tornar irrelevante ter-se um equipamento iOS, ou Android ou Windows - pois em todos eles teremos acesso à mesma app, sem que nos preocupemos caso algum dia desejemos trocar de smartphone para outra plataforma.

Paypal facilita processo de pagamento nos sites


Quando se trata de fazer os visitantes comprarem algumas coisa online, há todo o interesse em fazer com que o processo seja o mais simples possível, já que ao menor inconveniente o potencial comprador poderá desistir da compra. O PayPal é um dos métodos mais populares para realizar pagamentos, mas tinha o inconveniente de obrigar o comprador a sair da página da loja, passar à página do PayPal, e depois regressar. A partir de Junho isso deixará de ser necessário e a página do PayPal passará a surgir directamente na loja online.


Apple vs Windows


Ainda a respeito do declínio da venda de PCs, eis um gráfico que poderá ajudar a compreender os motivos pelos quais a Microsoft deverá estar preocupada: enquanto os PCs Windows parecem ter atingido o pico e entrado em queda abrupta, os equipamentos mobile como o iPhone e iPad estão a aproximar-se a velocidade vertiginosa, sendo mais que provável que no final de 2014 já tenham ultrapassado a venda de PCs com Windows.


TAP já permite utilização de aparelhos electrónicos a bordo


De forma idêntica à que tem acontecido no outro lado do Atlântico, também a TAP passa a partir de hoje a permitir a utilização de equipamentos electrónicos durante todas as fases do voo (incluindo aterragens e descolagens). Os equipamentos deverão no entanto estar no "modo de voo" que inibe as transmissões; e excluem-se todos os equipamentos com transmissores (como veículos telecomandados, walkie-talkies, etc.)

... Quando inevitavelmente passarem a disponibilizar WiFi pago, subitamente passará a ser seguro usar WiFi a bordo, claro.


RTP lança portal de conteúdos para a educação


A partir de agora passa a ser mais fácil dar com vídeos produzidos pela RTP que possam servir de referência em trabalhos escolares - tanto pelos alunos como pelos professores - graças ao novo portal Ensina RTP. (Faz-me recordar as vezes em que tentei fazer algo idêntico, no tempo das cassetes VHS, mas onde invariavelmente a resposta era: "como esse programa não foi produzido por nós, não podemos fornecer uma cópia do mesmo" - ah, maravilhoso copyrights... já naquele tempo! :)


Um dia de cliques num computador

Já imaginaram quantas vezes clicam no botão do rato (ou trackpad) no vosso computador ao longo de um dia? O seguinte vídeo mostra que poderá ser em quantidade bem superior à que imaginavam...





Procurar imagens no Google por tipo de licença

Se têm por hábito usar imagens que encontram na net e por desconhecimento (ou preguiça) nem sequer se preocupam em ver as mesmas estão disponíveis para utilização pessoal ou comercial, agora terão a tarefa facilitada: a pesquisa de imagens no Google passa a ter a opção de filtrar pelo tipo de utilização permitida.

Assim, deixa de haver desculpa para que se usem imagens indevidamente... (a não ser que mesmo assim a falta de tempo/preguiça leve a melhor.)


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)